Cardiologia

Tomografia Computadorizada

A tomografia computadorizada é um exame que produz imagens transversais processadas em alta tecnologia, possibilitando a visualização de partes internas do paciente (ossos, órgãos e outras estruturas).

Exames e Procedimentos relacionados

O que é tomografia computadorizada?

A tomografia é um tipo de exame de imagem que permite ao médico visualizar o corpo humano em seções, permitindo que ele veja por vários ângulos e com profundidade certas estruturas anatômicas que só estariam disponíveis, por exemplo, por meio de um procedimento cirúrgico.

Entre as vantagens deste exame, pode-se destacar a eficiência na detecção de lesões, fraturas ou tumores, mesmo que sejam ainda considerados muito pequenos. Assim, contribui de forma significativa no diagnóstico precoce.

A tomografia computadorizada no tórax permite visualizar órgãos como pulmão e coração, e a tomografia computadorizada no crânio permite uma visualização do cérebro. Esse é um tipo de exame que pode ser feito em quase todo o corpo humano. 

Como funciona a tomografia computadorizada?

A tomografia computadorizada funciona a partir do mesmo princípio do raio-X, só que ao invés de fornecer uma imagem lateral ou “de frente” do corpo, a tomografia fornece diferentes ângulos e com uma grande qualidade de detalhe.

Nas modalidades mais modernas de tomografia computadorizada, é até mesmo possível conseguir que as estruturas do organismo do paciente sejam exibidas em 3D, na chamada tomografia computadorizada cone beam “volumétrica”. 

O aparelho de tomografia computadorizada é composto por uma maca e um tubo. O paciente deita na maca, que o leva até o interior do tubo. Esse tubo realiza movimentos circulares em volta do corpo do paciente, fornecendo aos técnicos as imagens do interior daquele organismo específico. Esse exame também pode ser chamado de tomografia computadorizada helicoidal, por conta das espirais que o aparelho realiza no corpo do paciente.

Alguns médicos solicitam a realização da tomografia computadorizada com contraste. Nesse tipo de exame, injeta-se uma substância no paciente,  que fornece maiores detalhes das estruturas anatômicas da pessoa.

A Rede D’Or São Luiz conta com mais de 87 mil médicos presentes em seus hospitais nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Sergipe. 

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência nos pacientes que precisam de cuidados urgentes. Marque seu exame.