INSTALAÇÕES

Internação

Leito - Internação
O Hospital e Maternidade Brasil disponibiliza instalações modernas para prestar atendimento de qualidade a seus pacientes. Humanização, cuidado, atenção e respeito são palavras que orientam há anos todas as atividades das equipes.

Horários de Visita
Todos os dias: das 10 às 21 horas

Dicas de Internação

Como você pode agilizar sua internação:

Venha acompanhado de um familiar/responsável, maior de 18 anos, no dia em que se internar;
Para internação cirúrgica, fique em jejum total, inclusive de água, conforme recomendação de seu médico;
Traga todos os exames pré-operatórios e os solicitados pelo seu médico ou outros relacionados ao seu tratamento;
Tenha em mãos os documentos necessários para a sua internação: CPF e RG (ou CNH);
Certidão de nascimento (para menores de idade);
Pedido Médico;
Cartão do convênio com validade atual;
Verifique ainda se o seu convênio dá cobertura para eventual necessidade de uso de materiais especiais durante o procedimento.

Centro Cirúrgico

Centro Cirúrgico
O Hospital e Maternidade Brasil possui um centro cirúrgico completo, com 17 salas preparadas para realizar quaisquer tipos de procedimentos, dos mais simples aos de alta complexidade, incluindo cirurgias por videolaparoscopia, tornando os procedimentos menos incisivos e minimizando o período de internação, e uma sala para cirurgias guiadas por robô.

Centro Cirúrgico

O centro cirúrgico tem apoio de uma sala de congelação anexa, permitindo a realização de biópsia intraoperatória e dando ao médico informações que lhe ajudarão a decidir qual o melhor procedimento a ser adotado. O arco cirúrgico é composto de raios-X e de monitores, para cirurgias mais precisas. É dotado de localizador a laser e de monitores de alta definição.

UTI

UTI
As Unidades de Tratamento Intensivo do Hospital Brasil tem como valor fundamental a humanização do atendimento de pacientes e familiares, percebida por meio de cuidados médicos de alta complexidade e da competência dos profissionais envolvidos.

As unidades possuem toda tecnologia necessária, como colchões pneumáticos para a prevenção de úlceras de pele; ventiladores mecânicos; monitorização neurológica; hemodinâmica complexa e assistência cardíaca temporária por meio de bomba de contrapulsação.

A equipe interdisciplinar conta com médicos de alto nível, enfermeiros e fisioterapeutas especialistas em terapia intensiva. Os serviços de Nutrição, Psicologia, Farmácia, Fonoaudiologia e equipe de técnicos de Enfermagem são capacitados no cuidado ao paciente crítico, além do Serviço de Controle Infecção Hospitalar, Nutrologia Médica, Nefrologia, além das diversas especialidades médicas à disposição do paciente.

UTI Geral

Os 70 leitos de UTI Geral dispõem de equipamentos de última geração e têm o suporte de médicos específicos para cada faixa etária, permitindo melhor controle da evolução dos pacientes. Os leitos são individualizados, com banheiro privativo e a estrutura possibilita acompanhante durante 24 horas ininterruptas.

Horários de visitas:
UTI do Térreo: das 11h30 às 12h30, das 15h às 16h e das 20h30 às 21h30
UTI do 3º andar: das 11h30 às 12h30, das 15h às 16h e das 20h30 às 21h30
UTI do 4º andar: das 10h30 às 11h30, das 14h às 15h e das 19h30 às 20h30
UTI do 5º andar: das 10h30 às 11h30, das 14h às 15h e das 19h30 às 20h30

 

UTI Geral | Manhã: Leitos 01 ao 20 – 10h às 10h30. Leitos 21 ao 30 – 10h45 às 11h15
Tarde: Leitos 01 ao 30 – 16h às 16h30
UCO | Manhã: 11h30 às 12h
Tarde: 17h às 17h35
UTI Compartilhada| Tarde: 15h às 18h
UTI Pediátrica:
Tarde: 16h às 17h
Troca de Acompanhante:
08h às 09h
12h às 13h30
18h às 20h30

UTI Cardiológica

São 10 leitos dedicados à saúde do coração, com equipe de cardiologistas renomados e todo o apoio de intensivistas e equipe assistencial especialmente treinada.
Horários de visita: 10h às 11h, das 16h às 17h. Troca de acompanhante: 08h às 09h, 12h às 13h30 e 18h às 20h30

UTI Pediátrica


São 10 leitos de tratamento intensivo o tempo todo atentos às crianças, com mais de 28 dias a 12 anos. A fim de manter um vínculo de confiança, auxiliares de enfermagem ficam responsáveis pelos cuidados gerais das mesmas crianças, desde o momento da internação até a alta. Os leitos tem acomodação para os pais, que podem acompanhar o filho durante 24 horas. Dependendo da situação clínica dos pacientes, o ambiente propicia entretenimento aos pequenos e as crianças cantam, desenham, brincam.

Horário de visita: das 14h30 às 15h

UTI Neonatal


A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal tem 18 leitos e foi uma das primeiras a ser implantada no Grande ABC, em 1992. Veio atender à necessidade de oferecer condições ideais para o tratamento dos recém-nascidos doentes ou de abaixo do peso. Conta com equipe multidisciplinar altamente profissional e integrada, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que dispõem de aparelhos de última geração. É um grupo dedicado, que valoriza a qualidade e a humanização no atendimento.

Orientações para visitantes
Durante o momento de visita, algumas regras são essenciais, tanto para contribuir com a melhora clínica do paciente quanto na organização do ambiente em que seu familiar ou amigo se encontra:

Acesso à UTI de número controlado de pessoas, orientado pela equipe de Internação e agentes patrimoniais;
Lave as mãos, antes de entrar e ao sair da UTI, com água e sabão ou álcool gel;
Contribua com o silêncio, mantendo seu celular no modo silencioso. Caso seja necessário atendê-lo, pedimos que seja feito na sala de espera da UTI;
É proibido o registro de imagens por meio de qualquer equipamento fotográfico ou filmadora dentro do ambiente da UTI;
Respeite o sigilo profissional, bem como a intimidade do paciente, não acessando sem a prévia autorização legal o conteúdo do prontuário clínico de seu familiar ou amigo;
A permanência de familiares ou amigos durante a internação é uma condição discutida pela equipe interdisciplinar de saúde;
No momento da internação, algumas informações serão repassadas tanto pelo profissional médico quanto pela equipe de Enfermagem da UTI, como:
Medicamentos de uso contínuo;
Material de higiene e outros pertences pessoais;
Uso de celulares, tablets, notebooks e outros equipamentos eletrônicos;
Não permissão de informações por telefone;
Controle de infecção e precaução de contato.

É necessária a presença de um familiar/responsável maior de 18 anos para acompanhar a transferência de UTI para Apartamento.

Pronto-Socorro

O Pronto-Socorro do Hospital e Maternidade Brasil tem uma equipe de alto nível. O serviço de Emergência é dividido em Pronto-Socorro Adulto, Pronto-Socorro Infantil, Pronto-Socorro Obstétrico, Pronto-Socorro Ortopédico e Pronto-Socorro Cardiológico.

Atua com metodologia Smart Track de gestão de fluxo de pacientes, desenvolvido pela Rede D’Or São Luiz, que reduz o tempo de espera para o primeiro atendimento e aumenta a segurança do diagnóstico e tratamento mais adequado a cada paciente.