Este exame avalia o fluxo sanguíneo na aorta e nas artérias do baço, intestino e fígado. Costuma ser solicitado para pesquisa ou acompanhamento de de obstrução, isquemia ou aneurisma.
O que é Doppler Colorido de Artérias Mesentéricas?
O doppler colorido de artérias mesentéricas é um exame de imagem não invasivo que utiliza técnicas de ultrassonografia e doppler colorido para avaliar a anatomia e o fluxo sanguíneo de artérias viscerais.
Ele costuma ser indicado quando existe suspeita de isquemia mesentérica, quando há redução do fornecimento de sangue para os intestinos grosso e delgado. O exame pode ser feito também quando os pacientes sentem dores abdominais sem explicação de forma atípica, geralmente associadas ao pós- refeição, à perda de peso ou à diarreia.
Como é feito o exame Doppler Colorido de Artérias Mesentéricas?
Para realizar o doppler colorido de artérias mesentéricas, utiliza-se um ecógrafo, aparelho que, por meio de uma sonda, emite um som de alta frequência. O paciente é deitado em uma maca, e o técnico responsável aplica gel na região examinada para melhor deslizar o transdutor. O intuito é obter informações sobre a situação dos órgãos analisados com extrema precisão. Isso transforma os sinais do transdutor em imagens no monitor do médico.
É solicitado permanecer imóvel e, por vezes, prender a respiração. O exame dura cerca de 30 minutos e é indolor.
O exame pode requerer ações diversas para comparar a reação dos órgãos em momentos diferentes, como: antes e depois de beber água, inspirando ou expirando e respirando ou prendendo o ar. Isso para conseguir visualizar situações ou reações específicas.
Para que serve o Exame Doppler Colorido de Artérias Mesentéricas?
O doppler colorido de artérias mesentéricas estuda com precisão a circulação, identificando placas de aterosclerose, aneurismas e trombos.
O exame avalia o fluxo sanguíneo para analisar a vascularização na aorta e nas artérias do baço, intestino e fígado, além de estruturas e tecidos. Costuma ser solicitado para pesquisa ou acompanhamento de obstrução, isquemia ou aneurisma.
Por meio do exame de doppler colorido de artérias mesentéricas, podem-se descobrir algumas patologias, como: áreas de estenose das artérias mesentéricas e celíaca pela análise do fluxo sanguíneo, além de isquemia mesentérica e insuficiência intestinal.
Qual é o preparo para o exame de Doppler Colorido de Artérias Mesentéricas?
O paciente que for realizar o exame de doppler colorido de artérias mesentéricas deve ficar em jejum a partir das 22h do dia anterior à realização do procedimento em exames feitos pela manhã. Se for realizado durante a tarde, o jejum deverá ser de, no mínimo, seis horas.
É necessário que a pessoa esteja com a bexiga cheia para a realização do exame. Por sua vez, pacientes diabéticos podem tomar água de coco ou suco de laranja no intervalo do jejum. É proibido fumar antes do procedimento. Também é necessário fazer uma dieta leve para a sua realização, que envolve não consumir massas, pães, fibras, refrigerantes, água com gás, mate, café, leite e derivados.
O único medicamento necessário para a véspera do exame é o Luftal (Simeticona) de 40 mg. O paciente deve tomar um comprimido por vez, três vezes ao dia, no período de refeições (café da manhã, almoço e jantar).
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3509-4700 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3509-4700.