A Rede D´Or incentiva o movimento contra o desperdício de alimentos
Publicado em:
Em 2019, a 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 29 de setembro como o Dia Internacional da Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos (Resolução 74/209), reconhecendo o papel crítico da produção alimentar sustentável e da necessidade de aumentar a consciência sobre essa temática.
Por que reduzir perdas e desperdícios de alimentos?
Cerca de 14% dos alimentos do mundo são perdidos entre a colheita e o consumo – no caso de frutas e vegetais, perde-se mais de 20%. Essas perdas e desperdícios representam de 8 a 10% do total global de gases de efeito estufa (GEE) emitidos durante a decomposição dos alimentos, contribuindo para as mudanças climáticas e eventos extremos – como secas e inundações.
A instabilidade climática prejudica o rendimento das plantações, reduz a qualidade nutricional dos alimentos, causa interrupções na cadeia de suprimentos e coloca em risco a segurança alimentar e nutricional de comunidades no mundo todo.
Para resolver esse problema, a meta 12.3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS (Agenda 2030), prevê reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, além de reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento até 2030.
Faltando apenas oito anos para atingir a meta, estima-se que 3,1 bilhões de pessoas não têm acesso a dietas saudáveis e cerca de 828 milhões ainda passam fome. Portanto, acelerar as medidas destinadas a reduzir a perda e o desperdício de alimentos é urgente!
✓ A Rede D’Or incentiva suas unidades e seus colaboradores a fazerem parte do movimento #SemDesperdício
Atualmente, 17 unidades possuem o selo Green Kitchen – programa que tem como principal objetivo aprimorar o padrão de qualidade das cozinhas, considerando aspectos sociais e ambientais, baseado em critérios internacionais de eficiência. Entre diversos benefícios, o programa também estimula a alimentação saudável e boas práticas ambientais, que reduzem o desperdício alimentar e geram o mínimo de resíduos.
Reduzir a perda e o desperdício de alimentos oferece uma oportunidade de colher benefícios imediatos relacionados ao clima, ao mesmo tempo em que melhora a sustentabilidade dos sistemas alimentares, representando uma transformação necessária para garantir melhores resultados nutricionais e alimentares – aspectos que impactam diretamente na saúde da população.
Para saber mais acesse o Relatório 2021 – Índice de Desperdício de Alimentos da ONU/PNUD.