Diagnóstico etiológico molecular das infecções respiratórias agudas
Publicado em:
O diagnóstico etiológico preciso e precoce é sabidamente um importante fator de sucesso no tratamento das infecções respiratórias, especialmente na presença de sinais de risco de evolução para maior gravidade, e em populações vulneráveis como crianças, idosos e imunossuprimidos. Tanto no ambiente hospitalar como no ambulatorial, seus pacientes podem se beneficiar da variedade de testes e painéis moleculares disponíveis no Richet, com resultados rápidos e acurados.
Conheça mais sobre os painéis moleculares do Richet:
Painel molecular de pneumonias BACTERIANO
Oferece o diagnóstico etiológico rápido dos 5 micro-organismos causadores da maioria das infecções respiratórias baixas bacterianas (S. pneumoniae, H. influenzae, C. pneumoniae, M. pneumoniae) e de Bordetella pertussis e B. parapertussis.
Método: PCR multiplex
Desempenho: Sensibilidade maior que 97% e especificidade maior que 98%, em média, para todos os alvos.
Amostras biológicas validadas: aspirado e esxudato de nasofaringe, lavado broncoalveolar e escarro.
Tempo para o resultado: em até 4 dias.
Painel Respiratório BIOFIRE
O Painel Respiratório BioFire é um teste diagnóstico molecular abrangente que detecta múltiplos patógenos respiratórios em uma única amostra. Pensado para aplicabilidade no diagnóstico das síndromes respiratórias altas, ou na ausência de material biológico de vias aéreas inferiores recuperável.

Identifica até 22 patógenos respiratórios diferentes, sendo 18 vírus (4 cepas de Influenza A, Influenza B, VSR, 5 cepas de Coronavírus, Adenovírus, Metapneumovírus humano, Parainfluenza 1, 2, 3 e 4, Rinovírus/Enterovírus Humano e 4 bactérias (2 bactérias atípicas e B. pertussis e B. parapertussis.
Método: PCR multiplex
Desempenho: 97,1% de sensibilidade geral e 99,3% de especificidade
Amostras biológicas validadas: Swab nasofaríngeo, estável por 3 dias em tubo com veículo de transporte.
Tempo para o resultado: em até 1 dia (ambulatorial), ou menos (hospitalar).
Painel de Pneumonia BIOFIRE
O Painel de Pneumonia BIOFIRE é particularmente destinado a pacientes com suspeita de infecção do trato respiratório inferior, em que amostras como escarro, aspirado traqueal e lavado broncoalveolar estão disponíveis. Detecta simultaneamente múltiplos patógenos em uma única amostra.
Utilizando os resultados do Painel Pneumonia (PN) BIOFIRE® FILMARRAY®, 42% dos pacientes tiveram o uso de antibióticos reduzido em comparação com 8% sem utilizar o Painel.

Os antibióticos foram alterados com base nos resultados do painel em 60% dos pacientes da UTIP. O tempo de internação foi reduzido de 9 dias para 5 dias. Utilizando a tecnologia de PCR multiplex, além da identificação do patógeno, este painel também oferece a estimativa da quantidade relativa de cópias de DNA.
O Painel de Pneumonia BioFire identifica 33 alvos moleculares, incluindo bactérias, vírus e genes marcadores de resistência a antibióticos.

Desempenho:
Lavado Broncoalveolar: 96,2% de sensibilidade e 98,3% de especificidade
Escarro: 96,3% sensibilidade e 97,2% de especificidade
Amostras biológicas validadas: escarro, aspirado traqueal e lavado broncoalveolar
Tempo para o resultado: em até 1 dia (ambulatorial), ou menos (hospitalar).
Painel viral SARS-COV2, Influenza e Virus Sincicial Respiratório (VSR)
Na plataforma GeneXpert, este painel detecta simultaneamente o SARS-CoV-2, Influenza A, Influenza B e VSR, aplicável ao diagnóstico de infecções gripais com sintomas do trato respiratório superior e inferior.
Método: PCR multiplex
Desempenho: sensibilidade e especificidade de 100% para os 3 patógenos
Amostras biológicas validadas: swab nasofaríngeo
Tempo para o resultado: em até 1 dia (ambulatorial), ou menos (hospitalar).
Painel Metagenômico para Bactérias e Fungos
O exame por NGS de amostras clínicas identifica a composição bacteriana e fúngica da amostra, permitindo uma detecção mais abrangente e eficaz. Dispensa a necessidade de cultivo microbiológico ou escolha prévia de alvos específicos a serem pesquisados.
Está indicado para infecções complexas, infecções de baixa carga microbiológica, e suspeita de infecções causadas por microrganismos não convencionais, que falharam em ser detectadas em culturas convencionais.
Método: Sequenciamento de nova geração (NGS) de larga escala, utilizando genes marcadores universais para bactérias (16S rRNA, região V3/V4) e fungos (ITS1).
Amostras biológicas validadas: Amostras respiratórias (escarro, lavado broncoalveolar, secreção traqueal), biópsias maceradas, raspados e swab de pele, além de fluidos e secreções corporais (plasma, soro, sangue, líquido peritoneal, sinovial, pleural, amniótico, humor vítreo, urina, líquor).
É necessário o congelamento das amostras ou acondicionamento em solução de transporte apropriada.
Desempenho: Sensibilidade e especificidade: Para análises amplas de detecção como o sequenciamento de DNA em larga-escala, a aplicação dos parâmetros de sensibilidade e especificidade não é simples e ainda bem definida, pois muitos fatores devem ser levados em consideração na análise de uma amostra composicional. A especificidade do método apresenta valores de 63-100% para espécie, 75-100% para gênero e 100% a partir de família para rankings maiores. A sensibilidade pode variar entre 60-100%, dependendo da composição microbiológica da amostra, tendo sido definida para a detecção de bactérias cujo DNA representa mais de 0.1% da amostra.
Limites de detecção:
Em número de cópias:
101 cópias/uL
10² cópias/reação (corrigir a grafia para 10 elevado a 2)
10⁴ cópias/extração (corrigir a grafia para 10 elevado a 4)
Em ng/uL:
8,8×10 -8 ng/uL (reação)
4,4×10 -7 ng/uL (extração)
Tempo para o resultado: em até 13 dias úteis.
Painel molecular SPOTFIRE FARINGITE (SORE THROAT)
Um painel desenvolvido na plataforma modular BIOFIRE SpotFIRE, para uma resposta analítica em 15 minutos, com uma única amostra de orofaringe, identifica 10 vírus e 4 bactérias, incluindo a presença Streptococcus dysgalactiae e Streptococcus pyogenes, de grande aplicabilidade no cenário pediátrico.

Método: PCR multiplex
Desempenho: sensibilidade 99,1% e especificidade de 96,6% (orofaringe)
Amostras biológicas validadas: swab nasofaríngeo ou orofaringeo
Tempo para o resultado: em até 1 dia (ambulatorial), 15 minutos (hospitalar).
Considerações finais
O impacto do diagnóstico etiológico preciso, baseado nas síndromes das infecções respiratórias alta e baixa, ultrapassa o seu impacto no desfecho no paciente, na morbimortalidade do individuo em tratamento. Ao diferenciar infecções virais das bacterianas, e, ao identificar precoce e rapidamente bactérias ou fungos envolvidos na síndrome de infecção respiratória, também contribui para o uso adequando de antibióticos e antifúngicos, evitando o seu uso desnecessário, assim contribuindo para a luta contra a resistência antimicrobiana. Além disso, a investigação de amostras clínicas por NGS de grande escala, por não preseguir alvos específicos e pré-determinados, pode ser capaz de identificar agentes causadores em contextos de surtos e epidemias por agentes ainda desconhecidos.