Ponte de safena ainda existe? Para que serve e vale a pena ainda???
Publicado em:
Nos últimos anos, o avanço da cardiologia e técnicas de tratamento trouxe uma série de benefícios aos pacientes. Uma delas foi o advento dos stents que possibilitam a abertura das artérias coronárias, que são as responsáveis por levar o próprio sangue ao músculo cardíaco.
Os stents sofreram várias mudanças ao longo dos anos, inclusive recebendo medicamentos que minimizam a chance de novas obstruções no interior deles, as chamadas reestenoses.
É importante destacar também que nem todas as lesões nas artérias coronárias são passíveis de tratamento percutâneo, isto é, com a colocação de stents. Essa situação pode ocorrer quando o paciente tem muitas lesões, quando atinge a principal artéria do coração (tronco da coronária esquerda), pacientes diabéticos com lesões em muitas artérias ou ainda quando a anatomia é muito complexa, favorecendo a cirurgia para implante de pontes de safena.
Além disso, existem algumas situações, onde o problema primário é a válvula cardíaca exigindo a sua substituição. Nesses casos, se existir uma obstrução da coronária associada, o procedimento cirúrgico já é feito com o intuito da correção de ambos os problemas, como a troca da válvula e a colocação da ponte de safena.
Dessa forma, é imprescindível individualizar a conduta por meio de uma avaliação de equipe especializada para elaborar a melhor estratégia a fim de buscar o melhor resultado a longo prazo.
Guilherme D`Andréa Saba Arruda
Coordenador da Cardiologia da Regional Leste Rede D’Or São Luiz (SP)