A dor nas costas pode ter diferentes origens e graus de intensidade, podendo se concentrar em um ou diversos pontos ou irradiar para outras partes do corpo.
A sua origem pode ser nervosa, articular, muscular ou estar relacionada à má postura, e até a doenças ou problemas que afetam órgãos como rins, aparelho reprodutor, pulmões.
De modo geral, as dores aparecem embaixo (na região lombar), nas costas do lado esquerdo ou do lado direito (perto das costelas ou dos rins) ou na parte superior (em cima, na região da nuca) e estarem relacionadas a tensões e contraturas musculares.
Para as dores musculares, de modo geral, o problema pode ser resolvido muitas vezes com correção da postura, alongamento e administração de anti-inflamatórios. Contudo, para aliviar a dor em médio e longo prazo, a atividade física e a musculação com acompanhamento de um profissional especializado são essenciais para ajudar no fortalecimento da musculatura e resultar em um corpo mais resistente e apto para os desafios do cotidiano.
Atenção: dor na região lombar que irradia para a perna, com a presença de formigamento, pode ser sintoma de hérnia de disco. Neste quadro, os discos intervertebrais podem estar desgastados e raízes nervosas que saem da coluna sendo comprimidas. O não tratamento pode agravar o caso e limitar os movimentos!
Condições como a artrite acometem as cartilagens que vão se degenerando com o tempo e afetando as estruturas ósseas, podendo afetar as articulações do corpo todo e afetar, inclusive, a coluna.
A dor ao respirar e com reverberação na região torácica pode ter origem muscular e ser facilmente tratada – mas fique alerta: se o sintoma persistir e vier acompanhado de aperto do peito e formigamento do braço esquerdo, procure um médico imediatamente para descartar complicações cardíacas.
Apenas um médico pode realizar seu diagnóstico e indicar o melhor tratamento para o seu caso.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.