Neste exame é possível avaliar a região do tórax (“peito”) do paciente, incluindo a parte óssea, o tecido pulmonar, os vasos sanguíneos da região e parcialmente a parte gordurosa.
A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo, que produz imagens através da emissão de raios-X. As imagens são detalhadas e em tons de cinza, dependendo da densidade de cada estrutura.
Na Tomografia Computadorizada de Tórax é possível avaliar a região do tórax (“peito”) do paciente, incluindo a parte óssea, o tecido pulmonar, os vasos sanguíneos da região e parcialmente a parte gordurosa.
O exame de tomografia computadorizada de segmento apendicular de tórax é realizado no aparelho de tomografia computadorizada.
O paciente deita-se na maca, em decúbito dorsal (“de barriga para cima”) e com os braços elevados acima da cabeça.
A maca movimenta-se horizontalmente através do tubo, enquanto este gira e emite raios-X para produção das imagens.
Dependendo da orientação médica e do que se deseja estudar em específico, o exame pode ser feito com aplicação de contraste na veia.
É necessário retirar os objetos de metal do corpo, manter-se imóvel durante o exame e realizar as respirações profundas conforme orientado durante o exame.
No caso da Tomografia Computadorizada de Tórax, o exame permite avaliar a região do tórax (“peito”) do paciente, incluindo a parte óssea, o tecido pulmonar, os vasos sanguíneos da região e parcialmente a parte gordurosa.
Sendo assim, é possível diagnosticar fraturas (ex: de costelas), hematomas (coleções de sangue), nódulos e massas, tumores, além de avaliar derrames e alterações ósseas. Pode ser usado também para avaliação antes de cirurgias e como controle pós-cirúrgico.
Documentos obrigatórios: leve pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto.
Chegada: compareça com 30 minutos de antecedência em relação ao horário agendado.
Duração: o exame tem duração média de até 20 minutos.
Jejum:não é necessário jejum.
Contraindicações: em caso de atraso menstrual ou dúvida sobre gravidez, avise a equipe no local.
Exames anteriores: leve exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, preferencialmente em mídia digital (CD/DVD com laudo) e/ou com login e senha para acesso remoto, caso sejam de outra instituição. Pessoas com doenças renais devem apresentar exame de creatinina recente, realizado há no máximo 90 dias.
Acompanhante: menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade, que permanecerá até o fim do exame.
Outras orientações: compareça sem cabelo molhado ou produtos cosméticos (como cremes, maquiagem ou esmaltes), e com roupas confortáveis sem metais. Acessórios metálicos (joias, piercings, adornos, aparelhos ortodônticos móveis) devem ser removidos antes do exame.
Clique no botão abaixo para conferir o preparo completo do exame Tomografia Computadorizada de Tórax e as orientações para casos com anestesia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3457-1000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3457-1000.