Segunda a Organização Mundial da Saúde (OMS), o alcoolismo é uma doença crônica capaz de levar o paciente a outras complicações médicas, como a cirrose e a hepatite.
Segunda a Organização Mundial da Saúde (OMS), o alcoolismo é uma doença crônica capaz de levar o paciente a outras complicações médicas, como a cirrose e a hepatite.
Para além do uso ocasional de bebidas alcóolicas, o alcoolismo é uma condição em que o indivíduo faz constantemente o uso abusivo e descontrolado desse tipo de bebida.
Aos poucos, o organismo perde a sensibilidade ao álcool, e a pessoa com alcoolismo tem que fazer o uso de quantidades cada vez maior da substância, tornando-se um vício progressivo.
O alcoolismo atrapalha a vida de uma pessoa em diferentes âmbitos e aspectos, afetando, inclusive, seus familiares, amigos e até mesmo colegas de trabalho.
Entre os principais sintomas de alcoolismo, podemos destacar:
Além disso, um alcoólatra sente ainda os sintomas clássicos da abstinência, ao ficar sem consumir a substância:
O diagnóstico do alcoolismo é feito com o auxílio de um médico, como um psiquiatra ou mesmo psicólogo.
O tratamento do alcoolismo precisa, necessariamente, começar a partir da vontade do paciente de mudar aquele comportamento e de reconhecer que o consumo excessivo, progressivo e abusivo de bebidas alcoólicas causa problemas para a sua vida.
Muitas vezes, o tratamento do alcoolismo pode ser multidisciplinar, envolvendo a participação de profissionais como psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais e até mesmo hepatologistas, caso o paciente possua problemas no fígado em decorrência do abuso da bebida.
A Rede D’Or São Luiz possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.