Artrite Reumatoide


O que é artrite reumatoide
Artrite reumatoide é uma condição inflamatória crônica de origem autoimune, que compromete as articulações de forma progressiva, provocando sintomas como dor, inchaço e rigidez nas articulações, principalmente nas mãos, punhos e joelhos.
Essa doença reumática acontece quando o sistema imunológico do corpo ataca as articulações, provocando inflamação e desgaste das estruturas. Conheça outros tipos de doença reumática.
O tratamento da artrite reumatoide é feito pelo reumatologista e inclui o uso de remédios, como anti-inflamatórios ou corticoides, e fisioterapia, por exemplo, para aliviar a dor e o inchaço nas articulações e melhorar a qualidade de vida.
Quais são os sintomas de artrite reumatoide?
Os principais sintomas de artrite reumatoide são:
- Dor nas articulações, normalmente em mais de três;
- Inchaço (edema) ou aumento da sensibilidade no local;
- Vermelhidão (rubor) ou calor na articulação;
- Rigidez na articulação afetada, principalmente de manhã ou após repouso;
- Cansaço excessivo ou fraqueza;
- Febre baixa ocasional;
- Perda do apetite ou perda de peso;
- Caroços firmes sob a pele (nódulos reumatoides);
- Dificuldade para movimentar ou segurar objetos.
Esses sintomas geralmente afetam articulações simétricas, ou seja, dos dois lados do corpo ao mesmo tempo, mas também podem atingir outros órgãos, como pele, olhos, pulmões, coração ou nervos, por exemplo.
Os sintomas desse tipo de reumatismo podem surgir em crises que podem durar dias ou meses, seguida de períodos de remissão, quando os sintomas diminuem ou desaparecem temporariamente. Veja outros tipos de reumatismo e como identificar.
Se você apresenta sintomas de artrite reumatoide, agende uma consulta com um reumatologista da rede D’Or para avaliação e tratamento personalizado.
Quem tem artrite reumatoide sente dor todos os dias?
A dor da artrite reumatoide pode ser diária, mas tende a diminuir ou desaparecer por períodos quando o tratamento é seguido corretamente.
Como saber se tenho artrite reumatoide?
Para saber se você tem artrite reumatoide, deve-se observar a presença de dor e edema em mais de três articulações, com acometimento das mãos e pés.
É essencial passar por uma avaliação médica completa, geralmente feita por um reumatologista, para diagnosticar a artrite reumatoide com segurança e iniciar o tratamento mais adequado.
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico melhor para controlar a doença e evitar sua evolução.
Qual médico trata a artrite reumatoide?
Os médicos especialistas em artrite reumatoide são os reumatologistas. Eles devem ser consultados para diagnosticar e tratar essa condição.
O clínico geral, o ortopedista ou o pediatra também podem ser consultados.
A equipe de médicos da Rede D’Or é capacitada para diagnosticar e orientar sobre o tratamento da artrite reumatoide.
Como é feito o diagnóstico da artrite reumatoide?
O diagnóstico da artrite reumatoide é feito pelo reumatologista por meio da avaliação dos sintomas, histórico de saúde, exame físico e exames laboratoriais e de imagem.
O ideal é que o diagnóstico da artrite reumatoide seja feito nos primeiros 6 meses após o início dos sintomas aumentando as chances de controlar a doença com mais eficácia.
Quais exames detectam a artrite reumatoide?
Os principais exames para artrite reumatoide são:
- Velocidade de hemossedimentação (VHS): quando está alta indica inflamação no corpo;
- Proteína C-reativa (PCR): ajuda a verificar a intensidade da inflamação;
- Teste de anticorpos antinucleares: para verificar a produção de anticorpos pelo sistema imunológico;
- Fator reumatóide (FR): é uma proteína que o sistema imunológico produz quando ataca os próprios tecidos do corpo;
- Anticorpos antipeptídeo citrulinado cíclico (anti-CCP): ajuda a diferenciar a artrite reumatoide de outros tipos de artrite;
- HLA-B27: quando positivo sugere outro grupo de artrites, as espondiloartrites;
- Raio X, ultrassonografia ou ressonância magnética: para avaliar as alterações na articulação afetada.
Esses exames permitem ao médico diagnosticar a artrite reumatoide com segurança e descartar condições com sintomas semelhantes, como osteoartrite ou lúpus, por exemplo.
Onde fazer o exame para artrite reumatoide?
Os exames para artrite reumatoide podem ser realizados em diversas unidades da Rede D’Or espalhadas pelo Brasil. Não adie o diagnóstico: agende seus exames com segurança e rapidez em uma unidade da Rede D’Or mais próxima.
O que causa artrite reumatoide?
A causa exata da artrite reumatoide não é completamente conhecida, mas sabe-se que é uma doença autoimune, em que o próprio sistema imune ataca suas articulações por engano, causando sua inflamação.
Artrite reumatoide é grave?
Sim, a artrite reumatoide pode ser grave se não for tratada corretamente, pois pode causar deformidades nas articulações, interferir nas atividades do dia a dia, como caminhar, segurar objetos ou vestir-se, e na qualidade de vida.
Além disso, pode haver comprometimento dos olhos, coração, pulmões ou sistema nervoso.
Quais fatores aumentam o risco de artrite reumatoide?
Os principais fatores que aumentam o risco de artrite reumatoide são:
- Idade, sendo mais comum de surgir entre os 30 e 60 anos;
- Gênero, afetando principalmente mulheres;
- Ter um parente próximo com artrite reumatoide;
- Alterações nos genes HLA-DRB1;
- Hábito de fumar;
- Obesidade.
Doenças dos pulmões e vias aéreas, periodontite, exposição à sílica, amianto ou poeira têxtil, também parecem aumentar o risco de artrite reumatoide.
Além disso, infecções por vírus ou bactérias, parecem funcionar como gatilho para a doença.
Quais são os tratamentos para artrite reumatoide?
O tratamento da artrite reumatoide é feito pelo reumatologista, com o objetivo controlar a inflamação, aliviar a dor e evitar danos nas articulações, melhorando a qualidade de vida.
1. Medicamentos modificadores do curso da doença (DMARDs)
Os medicamentos antirreumáticos modificadores do curso da doença que podem ser indicados pelo reumatologista são:
- DMARDs sintéticos convencionais, como metotrexato, leflunomida, sulfassalazina ou hidroxicloroquina;
- DMARDs biológicos ou terapia biológica, como adalimumabe, certolizumabe pegol, etanercepte, golimumabe, infliximabe, rituximabe, tocilizumabe ou abatacepte;
- DMARDs sintéticos direcionados ou inibidores da janus quinase, como tofacitinibe, baricitinibe, filgotinibe ou upadacitinibe.
Esses medicamentos podem ser administrados por via oral ou por injeções aplicadas em ambiente hospitalar, sendo necessário acompanhamento médico e realização de exames regularmente.
Os DMARDs modificam a progressão da doença, minimizando danos articulares e ajudando a preservar a mobilidade, e geralmente são indicados logo após o diagnóstico.
Conheça o Centro de Infusão de Imunobiológicos da Rede D’Or para tratamentos avançados:
2. Remédio para artrite reumatoide
Além dos DMARDs, outros remédios que podem ser indicados pelo médico são os corticoides ou anti-inflamatórios não esteroides, por exemplo.
Esses remédios não alteram o curso da artrite reumatoide, mas podem ajudar a reduzir a dor e a inflamação nas articulações, devendo ser usados somente com indicação médica.
3. Fisioterapia para artrite reumatoide
A fisioterapia é muito importante no tratamento da artrite reumatoide e inclui o uso de aparelhos, compressas mornas, exercícios, técnicas de mobilização articular e fortalecimento dos músculos envolvidos.
Esse tipo de tratamento ajuda a prevenir deformidades e a melhorar a movimentação no dia a dia da pessoa, devendo ser feito com orientação do fisioterapeuta.
4. Cirurgia para artrite reumatoide
A cirurgia para artrite reumatoide pode ser indicada pelo médico quando a articulação está muito danificada ou a dor não melhora com os outros tratamentos.
Essa cirurgia pode ser feita para realinhar os tendões, substituir as articulações, remover o excesso da membrana sinovial ou para unir dois ossos, de modo que não haja mais articulação.
5. Autocuidados para artrite reumatoide
Os autocuidados para artrite reumatoide são:
- Fazer o tratamento corretamente, conforme orientado pelo médico;
- Praticar atividades físicas leves, como natação, caminhada ou hidroginástica;
- Repousar durante as crises, evitando esforço nas articulações inflamadas;
- Evitar fumar, pois o cigarro pode piorar a doença e diminuir a eficácia da medicação;
- Dormir bem, pelo menos 7 a 9 horas por noite;
- Manter o peso saudável;
- Ter uma alimentação saudável, balanceada e nutritiva.
Além disso, para facilitar as atividades do dia a dia, pode-se utilizar bengalas, cadeiras de banho e colocar corrimãos pela casa, para facilitar a mobilidade e proteger as articulações.
Artrite reumatoide tem cura?
A artrite reumatoide não tem cura, mas pode ser controlada com o tratamento indicado pelo médico.
O que piora a artrite reumatoide?
Alguns fatores, como estresse, ansiedade, esforço físico excessivo, sono desregulado, fumar, excesso de peso ou infecções, podem piorar a artrite reumatoide, levando ao surgimento de crises e piora dos sintomas.
Além disso, não seguir as orientações médicas, como a prática de atividades físicas e sessões de fisioterapia, também podem piorar a artrite reumatoide.
Outra causa da piora da artrite reumatoide é não fazer o acompanhamento médico regularmente, para que seja avaliada a eficácia do tratamento no controle dos sintomas e o ajuste ou troca da medicação se necessário.
Artrite reumatoide aposenta?
Sim, a artrite reumatoide pode aposentar, principalmente em casos graves que impedem o trabalho.
O direito à aposentadoria por invalidez depende da gravidade da doença, avaliação médica e regras do INSS.
Como prevenir a artrite reumatoide?
A artrite reumatoide não possui uma forma eficaz de prevenção comprovada, pois é uma doença autoimune.
No entanto, é recomendado evitar os fatores de risco, como fumar, exposição a substâncias tóxicas, além de manter o peso saudável e tratar infecções adequadamente.
Seja para prevenir ou tratar a artrite reumatoide, conte sempre com a Rede D’Or. Central de Agendamento: Ligue 3003-3230 ou agende online:
Quais as complicações da artrite reumatoide?
As principais complicações da artrite reumatoide são:
- Osteoporose;
- Deformidade das articulações;
- Dificuldade para movimentar a articulação;
- Perda progressiva das funções da articulação;
- Ruptura dos tendões e ligamentos;
- Síndrome do túnel do carpo, se a artrite for no pulso;
- Boca e olhos secos;
- Infecções frequentes;
- Problemas cardíacos, como pericardite;
- Problemas pulmonares, como fibrose pulmonar ou pleurite;
- Inflamação nos vasos sanguíneos (vasculite);
- Linfoma.
Essas complicações podem surgir, principalmente, quando a artrite reumatoide não é tratada adequadamente.
Por isso, sempre que existe suspeita de algum problema na articulação é muito importante consultar o reumatologista para iniciar o tratamento adequado.