Estresse é o nome dado para a alteração que o organismo tem quando se sente em uma situação de perigo ou ameaça. Essas situações provocam alterações físicas e emocionais no organismo do paciente.
O estresse é uma reação do organismo a situações de perigo ou ameaça, além de diversas razões que podem causar sensações de irritação, medo, desconforto, preocupação, frustração, indignação e tudo que costuma tirar uma pessoa de sua zona de conforto.
Existem diversos motivos que podem causar estresse em uma pessoa, podendo acarretar diferentes sensações, entre elas:
O estresse pode causar problemas físicos e emocionais, afetando todos os aspectos da nossa vida, As pessoas costumam lidar com o problema de diversas maneiras, o que varia os sintomas. Osmais conhecidos envolvem:
É possível que as pessoas desencadeiam alergias por estresse pela estimulação do organismo em produzir o hormônio cortisol. Alergias como dermatite atópica, psoríase, urticária e vitiligo podem surgir, embora seja necessário que sejam causadas por mais de um fator, além de terem um importante componente genético.
Existem ao menos quatro tipos de estresse conhecidos, que são:
O estresse agudo ocorre por situações traumáticas ou passageiras, mas também ocorre em momentos que gostamos, como um passeio emocionante ou uma enorme conquista pessoal. Os sintomas da reação aguda ao estresse incluem instabilidade de humor, apreensão e insegurança.
Já o estresse agudo episódico ocorre quando há frequência do estresse agudo, com a pessoa não conseguindo ficar relaxada e calma. Normalmente este tipo costuma aparecer por ter relação com prazos de trabalho repetidamente apertados, mas também pode ser devido às frequentes situações de alto estresse vivenciadas por alguns trabalhadores, como os profissionais de saúde.
No estresse crônico, as reações do corpo ao estresse e os sintomas não vão embora, afetando diversas áreas da vida. Ele acontece devido a situações estressantes que ocorrem no nosso cotidiano, que vão desde brigas de trânsito a até mesmo irritação com filas, por exemplo.
O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) pode ser desencadeado por algum episódio que cause estresse agudo. O quadro acontece quando a pessoa acaba sendo vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas, bem como situações de ameaça a sua vida ou de terceiros. O TEPT pode ser definido como um distúrbio da ansiedade, trazendo sinais e sintomas emocionais, psíquicos e físicos.
Além dos sintomas já citados, o corpo envia alguns sinais quando a pessoa se encontra sob estresse, que são:
É considerado que o estresse possui três fases: Alerta, resistência e exaustão.
A fase de alerta costuma ocorrer quando o indivíduo entra em contato com o agente estressor. Já a fase de resistência acontece com o corpo tentando voltar ao seu equilíbrio, tendo o organismo adaptado ou eliminado o problema. E na fase de exaustão podem surgir diversos comprometimentos físicos em forma de doença.
É comum que o estresse e a ansiedade sejam confundidos por possuírem sintomas e sinais parecidos. No entanto, a diferença é que o estresse é uma resposta do organismo em relação a um fator causador existente do problema, enquanto que a ansiedade é a experiência contínua de estresse e continua bem depois que o estressor desaparece.
A partir do momento que o estresse dificulta o dia a dia de uma pessoa, é necessário se consultar com profissionais da saúde para que os sintomas desapareçam. O tratamento pode incluir uma mudança nos hábitos alimentares para ter uma alimentação mais adequada, exercícios físicos, massagem terapêutica, descansar bem e até psicoterapia pode ser necessária. Medicamentos podem ser receitados pelo médico ou pelo psiquiatra.
É possível diminuir o estresse através de uma série de medidas, entre elas:
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!