A gastrite nervosa é uma condição caracterizada pela presença de sintomas sugestivos da gastrite, embora os exames não indiquem alterações relacionadas à doença ou que expliquem os desconfortos do paciente. Dessa forma, como não há presença de inflamação no estômago, sugere-se que as manifestações digestivas são causadas por fatores emocionais.
As causas da gastrite nervosa se relacionam com o estado emocional do paciente. Existe um nervo do sistema nervoso, conhecido como vago, que é responsável por transmitir mensagens do cérebro para diversas partes do corpo, incluindo o sistema digestivo. Devido a situações estressantes, ansiedade, depressão, traumas e preocupações financeiras, ele pode aumentar a produção de gastrina e ácido clorídrico, ocasionando os sintomas da gastrite.
As manifestações da gastrite nervosa podem incluir:
Normalmente, a gastrite nervosa não leva a complicações graves e nem ao óbito.
Existe cura para a gastrite nervosa, contanto que o paciente siga o tratamento adequado e seja orientado pelo médico especialista.
Como a causa da gastrite nervosa é emocional, a principal forma de tratar a condição é por meio de cuidados com a saúde mental, incluindo o acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Hábitos saudáveis, como manter uma alimentação balanceada e praticar atividade física, também são recomendados. Ainda podem ser receitados medicamentos para aliviar os sintomas.
Saber o que comer é fundamental para o alívio da gastrite nervosa. Alimentos como verduras e legumes cozidos, peixes, carnes brancas e frutas vermelhas podem ajudar a reduzir os desconfortos. Por outro lado, deve-se evitar pratos ricos em gordura, frituras e de difícil digestão. O hábito de mascar chiclete também precisa ser dispensado, uma vez que pode aumentar a produção de ácido pelo estômago.
O consumo de álcool, condimentos, cafeína e o tabagismo tendem a piorar os desconfortos. Para uma melhor digestão, o que ajuda a aliviar a gastrite nervosa, o ideal é não tomar líquidos durante as refeições e mastigar bem os alimentos.
Ao identificar sintomas de gastrite nervosa, o mais indicado é consultar o gastroenterologista, médico especialista na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças que afetam o aparelho digestivo. Se confirmada a suspeita da doença, o paciente recebe acompanhamento de psicólogo e/ou psiquiatra.
Diante dos sintomas sugestivos da doença, o médico solicita exames laboratoriais e de imagem, como cultura de fezes, raios X, endoscopia e biópsia, além da anamnese e avaliação física. Se não forem constatadas alterações que justifiquem os desconfortos do paciente, define-se um quadro de gastrite nervosa.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a gastrite nervosa com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!