Rede D'Or
Clique ao lado para ativar

O que é Psoríase?

Psoríase é uma doença inflamatória, autoimune e crônica que afeta principalmente a pele, causando sintomas como manchas ou placas vermelhas e descamativas, geralmente com coceira, podendo melhorar por um tempo e depois voltar.

Essa doença é causada por alterações no sistema de defesa do corpo, que provocam inflamação na pele e crescimento acelerado das células da epiderme.

O tratamento da psoríase é feito pelo dermatologista que pode indicar cremes, medicamentos, cuidados diários, fototerapia e, em alguns casos, injeções.

Quais são os sintomas de psoríase?

Os principais sintomas de psoríase são:

  • Manchas ou placas vermelhas na pele com escamas prateadas ou acinzentadas;
  • Coceira nas áreas afetadas;
  • Ardência ou dor no local das manchas;
  • Ressecamento da pele, que pode rachar e até sangrar;
  • Unhas grossas, quebradiças ou com manchas;
  • Dor e rigidez nas articulações, em alguns casos.

Os sintomas de psoríase podem aparecer no couro cabeludo, cotovelos, joelhos, costas ou em outras partes do corpo. Se você ou alguém da sua família tem sintomas de psoríase, procure um dermatologista da Rede D’Or. Temos especialistas prontos para cuidar de você com segurança e conforto.

Como saber se tenho psoríase?

Se você apresenta manchas vermelhas com escamas, coceira persistente ou alterações nas unhas, pode ser sinal de psoríase.

Nesse caso, é importante procurar um dermatologista para uma avaliação detalhada, confirmar o diagnóstico com segurança e ter orientação sobre o tratamento adequado.

Qual especialista trata a psoríase?

Os médicos especialistas em psoríase são os dermatologistas, que devem ser consultados para diagnosticar e tratar essa condição.

Em casos mais graves, pode haver acompanhamento conjunto com reumatologistas. A equipe de médicos da Rede D’Or é capacitada para diagnosticar e orientar sobre o tratamento da psoríase.

Como é feito o diagnóstico da psoríase?

O diagnóstico da psoríase é feito pelo dermatologista por meio do exame físico, observando as características e localização das manchas na pele, além dos sintomas relatados pela pessoa.

O médico também deve avaliar o histórico de saúde e histórico de psoríase na família.

Em alguns casos, o médico pode solicitar exames para descartar outras condições de saúde.

Quais exames detectam a psoríase?

Os principais exames para psoríase são:

  • Biópsia de pele, caso exista dúvida no diagnóstico;
  • Exames de sangue para inflamação;
  • Ressonância ou raio X, em casos com dor nas articulações.

Esses exames ajudam a confirmar o diagnóstico e descartar outras condições de pele com sintomas parecidos, como eczema, ptiríase rósea, micose fungóide ou dermatite herpetiforme, por exemplo.

Onde fazer o exame para psoríase?

Os exames para psoríase podem ser realizados em diversas unidades da Rede D’Or espalhadas pelo Brasil. Consulte a unidade mais próxima para verificar a disponibilidade e agendar o procedimento com orientação médica especializada.

O que causa psoríase?

As causas da psoríase ainda não são totalmente conhecidas, mas acredita-se que estão ligadas a fatores genéticos e uma resposta exagerada do sistema imunológico.

Essa resposta faz com que algumas células de defesa, como os linfócitos T, liberem substâncias inflamatórias. Isso provoca a dilatação dos vasos sanguíneos e atrai outras células de defesa, como os neutrófilos, para a pele.

Esse ataque inflamatório acelera a produção de células da pele, o que causa a descamação e o aparecimento das lesões típicas da psoríase.

Psoríase é contagiosa?

A psoríase não é contagiosa, não sendo transmitida pelo contato direto com a pele de uma pessoa com lesões.

Quais fatores aumentam o risco de psoríase?

Os principais fatores que aumentam o risco de psoríase são:

  • Histórico familiar de psoríase;
  • Estresse emocional;
  • Exposição ao frio ou banhos muito quentes;
  • Ferimentos, traumas ou queimaduras na pele;
  • Obesidade;
  • Gravidez;
  • Hábito de fumar;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Infecções, como gripe ou amigdalite;
  • Uso de medicamentos específicos, como betabloqueadores.

Esses fatores podem desencadear ou piorar (exacerbar) os sintomas da psoríase.

Quais são os tipos de psoríase?

Os principais tipos de psoríase são:

  1. Psoríase em placas;
  2. Psoríase gutata;
  3. Psoríase invertida;
  4. Psoríase pustulosa;
  5. Psoríase eritrodérmica;
  6. Psoríase ungueal;
  7. Psoríase artropática;
  8. Psoríase palmo-plantar.

O tipo de psoríase é classificado de acordo com o local em que surge e as características das lesões na pele.

1. Psoríase em placas

A psoríase em placas é o tipo mais comum caracterizada por manchas vermelhas na pele de tamanhos variados, bem delimitadas e com escamas secas, prateadas ou acinzentadas.

Também conhecida como psoríase vulgar, esse tipo afeta principalmente o couro cabeludo, os joelhos, os cotovelos e as costas.

2. Psoríase gutata

A psoríase gutata é caracterizada por pequenas lesões na pele em forma de gotas, geralmente no tronco, nos braços e nas coxas, bem próximas aos ombros e ao quadril.

Esse tipo é mais comum em crianças, adolescentes e jovens adultos e, normalmente, as lesões aparecem de repente, após infecções na garganta. Saiba mais sobre a psoríase gutata.

3. Psoríase invertida

A psoríase invertida provoca manchas vermelhas, lisas e sem escamas, que podem causar coceira intensa ou dor no local. Saiba identificar os sintomas da psoríase invertida.

Esse tipo afeta regiões de dobras no corpo, como axilas, virilhas e área abaixo dos seios.

4. Psoríase pustulosa

A psoríase pustulosa é um tipo raro e grave em que surgem bolhas com pus ou amareladas na pele, que podem causar febre e mal-estar.

Geralmente, as lesões surgem nos pés e nas mãos (forma localizada) ou espalhadas pelo corpo. Esse tipo de psoríase necessita de tratamento imediato.

5. Psoríase eritrodérmica

A psoríase eritrodérmica é a forma mais grave e rara caracterizada por pele intensamente vermelha, quente, com descamação generalizada, em 75% ou mais do corpo, e risco de complicações.

6. Psoríase ungueal

A psoríase ungueal afeta as unhas, causando manchas, buracos, espessamento e descolamento da unha. Confira todos os sintomas da psoríase ungueal.

A psoríase na unha pode ser o primeiro sinal da psoríase na pele, aparecer junto com as manchas vermelhas ou surgir depois que as lesões já passaram.

7. Psoríase artropática

A artrite artropática, também chamada de artrite psoriásica, afeta articulações, provocando dor, inchaço e rigidez. Saiba mais sobre a artrite psoriásica.

Esse tipo surge de repente, com dor nas pontas dos dedos ou nas grandes articulações, como a do joelho, podendo ser confundida com artrite.

8. Psoríase palmo-plantar

A psoríase palmo-plantar é um tipo de psoríase pustulosa que afeta principalmente as palmas das mãos e as solas dos pés.

Esse tipo pode causar bolhas na pele, ressecamento, rachaduras, dor e dificuldade para caminhar ou usar as mãos.

Quais são os tratamentos para psoríase?

O tratamento da psoríase é feito pelo dermatologista, com o objetivo de aliviar os sintomas, controlar a doença, evitar novas crises e melhorar a qualidade de vida.

1. Cuidados diários para psoríase

Os cuidados diários para psoríase são:

  • Evitar banhos longos e quentes;
  • Usar sabonetes neutros;
  • Evitar coçar ou arrancar as escamas das manchas na pele;
  • Usar hidratantes corporais diariamente, especialmente após o banho;
  • Tomar banho de sol, mas não por muito tempo;
  • Manter a pele protegida do frio;
  • Tratar adequadamente as bolhas e feridas na pele, no caso da psoríase pustulosa;
  • Evitar traumas nas unhas e usar luvas ao manusear produtos químicos ou água;
  • Manter as unhas limpas e aparadas, no caso da psoríase na unha.

Outros cuidados são evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, parar de fumar, manter uma alimentação nutritiva e balanceada e adotar práticas para amenizar o estresse, como a meditação.

Esses cuidados diários ajudam a evitar exacerbações (crises) da psoríase, controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

2. Pomada para psoríase

As pomadas para psoríase ajudam a reduzir a inflamação da pele, a coceira e a descamação, sendo indicados como primeira opção de tratamento nos casos leves, moderados ou localizados.

Algumas pomadas que podem ser indicadas pelo dermatologista são corticoides, calcipotriol, alcatrão ou ácido salicílico, por exemplo.

As pomadas para psoríase devem ser usadas somente com orientação médica, pois o uso prolongado, especialmente dos corticoides, pode causar efeitos colaterais.

3. Medicamento para psoríase

Os principais medicamentos para psoríase que podem ser indicados pelo dermatologista são:

  • Imunossupressores orais, como metotrexato ou ciclosporina;
  • Derivados da vitamina A, como acitretina em cápsulas (não indicada na gravidez);
  • Imunobiológicos na forma de injeção, como adalimumabe, etanercepte, ustequinumabe, secuquinumabe, risanquizumabe ou golimumabe.

Esses remédios devem ser usados apenas com orientação do dermatologista, sendo geralmente indicados nos casos de psoríase grave, extensa e com envolvimento de unhas ou artrite psoriática.

Grávidas, lactantes, crianças e idosos devem ter cuidado especial e só usar remédios indicados pelo médico.

4. Fototerapia para psoríase

A fototerapia é um tratamento para psoríase moderada a grave que não melhora com o uso de pomadas tópicas, com o objetivo de reduzir a inflamação e a descamação da pele.

Esse tipo de tratamento é feito com a aplicação de luz UVB de banda estreita sobre a mancha na pele.

Outra opção é a fotoquimioterapia com psoraleno e luz UVA (PUVA) mas que é pouco utilizada devido aos seus efeitos colaterais.

Além disso, o médico também pode indicar o tratamento com excimer laser para manchas localizadas, como mãos ou couro cabeludo.

Psoríase tem cura?

A psoríase não tem cura definitiva, mas pode ser controlada com o tratamento certo indicado pelo médico e os sintomas podem desaparecer por longos períodos.

Como prevenir a psoríase?

A psoríase não tem uma forma de prevenção comprovada, mas as crises (exacerbações) podem ser evitadas com os cuidados diários.

Além disso, é muito importante manter acompanhamento regular com o dermatologista.

Seja para prevenir ou tratar a psoríase, conte sempre com a Rede D’Or. Central de Agendamento: Ligue 3003-3230 ou agende online:

Quais as complicações da psoríase?

As principais complicações da psoríase são:

  • Desenvolvimento de artrite psoriásica;
  • Problemas emocionais, como depressão;
  • Infecções de pele;
  • Risco aumentado de doenças cardiovasculares.

Por isso, para evitar complicações, deve-se ir ao médico assim que surgirem os sintomas da psoríase para iniciar o tratamento adequado.

Marque uma consulta com o DERMATOLOGISTA da Rede D’Or perto de você!

Se você tem sintomas de psoríase, procure um especialista. O diagnóstico precoce é o melhor caminho para manter sua saúde em dia.

Quais soluções a Rede D’Or oferece?

Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a psoríase com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.

A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.

O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.

Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).

A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!

Marque uma consulta com o DERMATOLOGISTA perto de você! Se você identifica esses sintomas, procure um especialista. O diagnóstico precoce é o melhor caminho para manter sua saúde em dia. Agende uma consulta