A silicose é uma doença pulmonar causada pela inalação contínua e constante da sílica cristalina.
A silicose é uma doença pulmonar causada pela inalação contínua e constante da sílica cristalina.
Ao longo do tempo, a sílica se deposita nos pulmões e enrijece as estruturas ali presentes, que precisam ser flexíveis facilitando a entrada e saída de ar. Com isso, a silicose acaba causando a chamada “fibrose pulmonar”, uma condição em que o paciente apresenta dificuldade para respirar.
A silicose pulmonar pode ser crônica, desenvolvendo-se após longos períodos de exposição, ou aguda, quando o paciente já apresenta sintomas mesmo após um período curto de exposição à sílica.
Pacientes com a silicose são mais propensos, ainda, a desenvolver outras patologias pulmonares. É o caso, por exemplo, da tuberculose e do câncer de pulmão.
A silicose é uma doença causada pela inalação da sílica livre cristalina. Trata-se de um mineral que pode ser comumente encontrado na terra e que, ao entrar em contato com o organismo, sendo inalado, pode fazer com que o paciente desenvolva a doença.
Indivíduos que trabalham na indústria mineradora, como na perfuração de rochas, por exemplo, ou mesmo na produção de vidro, areia e cimento devem tomar cuidados especiais para evitar a exposição ocupacional à sílica.
De início, a silicose não causa qualquer tipo de sintomas aos pacientes. Aos poucos, por exemplo, ele pode apresentar falta de ar ao realizar algum tipo de esforço físico. Em seguida, outros sintomas podem incluir:
O tratamento da silicose inicia-se com a retirada da exposição do indivíduo à sílica. Em alguns casos, é preciso inclusive que a pessoa afetada com a silicose se aposente ou mude de área ocupacional.
Em seguida, podem ser realizados o uso de medicamentos para facilitar a respiração e melhorar a tosse, sendo que esses remédios são costumeiramente indicados de acordo com os sintomas que são apresentados pelo paciente.
Em casos mais graves, o paciente pode receber ainda a recomendação de realização de um transplante de pulmão.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.