Home / - Exames e Procedimentos /
- Biópsias /
- Mamotomia Orientada por Estereotaxia
Mamotomia Orientada por Estereotaxia
Sinônimos
- Mamotomia Por Estereotaxia
- Biopsia Assistida A Vacuo Orientada Por Esterotaxia (bav)
- Mamotomia Orientada Por Mamografia
- Mamotomia Guiada Por Estereotaxia
- Mamotomia Guiada Por Mamografia
- Mamotomia Orientada Por Estereotaxia
- Biopsia Assistida A Vacuo Guiada Por Esterotaxia (bav)
O que é mamotomia orientada por estereotaxia?
Também chamada de mamotomia guiada por estereotaxia, a mamotomia por estereotaxia, apesar de ter um nome complicado, é uma biópsia feita no tecido mamário que apresenta algum tipo de suspeita de irregularidade.
Esse é um dos principais exames para a detecção do câncer de mama e é importante fazê-lo porque, quanto mais cedo o câncer de mama for detectado, maiores são as chances de um bom resultado para a paciente.
Diferentemente de uma simples biópsia, onde se retira apenas uma amostra de tecido, na mamotomia é possível remover vários fragmentos de uma vez só, sendo que esse exame é indicado para mulheres que tenham vários cistos ou microcalcificações que precisam ser avaliadas. Com maior material disponível, o resultado da biópsia costuma ser mais preciso.
Como é feita a mamotomia orientada por estereotaxia?
Basicamente, a mamotomia por estereotaxia é feita com o auxílio de um mamógrafo, o mesmo aparelho que faz a mamografia. A paciente coloca o seio no aparelho e essa parte do corpo fica imobilizada enquanto o médico realiza várias imagens similares à mamografia, até localizar o ponto de interesse onde a biópsia precisa ser realizada.
Uma vez que ele encontra, o local é limpo e anestesiado (localmente) para a retirada dos fragmentos que serão analisados em laboratório posteriormente. Após o procedimento, é comum que o radiologista deixe um pequeno clipe de titânio imperceptível no local da biópsia, com o objetivo de facilitar a realização de uma cirurgia posterior, por exemplo. Esse clipe não atrapalha em outros exames e também não apita em detectores de metais.
Na mamotomia por estereotaxia é possível pegar amostras até mesmo de lesões que a paciente e o médico não conseguem apalpar, uma vez que são muito pequenas e visíveis apenas durante a mamografia.
Após a mamotomia por estereotaxia é feito um curativo, que não pode ser molhado e precisa ser removido após 24 horas da realização do exame. A paciente deve ficar em repouso por alguns dias, além de fazer compressas de gelo no local para evitar a formação de hematomas.
Também é preciso suspender o uso de determinados medicamentos antes e após a mamotomia, por isso, siga a recomendação exata de seu médico para os cuidados pós-mamotomia por estereotaxia.
Preparativos para o exame
Documentos obrigatórios: leve pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto.
Chegada: compareça com 60 minutos de antecedência ao horário agendado.
Duração: aproximadamente 45 minutos, com observação pós-procedimento de até 4 horas.
Jejum:Não é necessário jejum, apenas em casos de sedação ou anestesia geral (8 horas).
Contraindicações: Não há.
Exames anteriores: Trazer exames anteriores de Ultrassonografia, Tomografia, Ressonância Magnética relacionados à doença atual; Em caso de uso de anticoagulantes: Trazer exames de coagulograma e hemograma recentes (30 dias)
Acompanhante:É obrigatória a presença de acompanhante maior de 18 anos, que deverá permanecer durante todo o período do procedimento.
Observações gerais: a unidade não dispõe de equipe para cuidar de crianças durante o exame.
Clique no botão abaixo para conferir o preparo completo do exame Mamotomia Orientada por Estereotaxia
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.
Sobre a Rede D'Or
Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.
O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!