Cardiologia

Biópsias

A biópsia é um procedimento que consiste na retirada de fragmentos de um órgão ou tecido para a realização de exames para análise de um médico patologista a fim de investigação de doença que ocorre em um paciente – seja maligna ou benigna.

O que é biópsia?

A biópsia é um tipo de procedimento médico minimamente invasivo que busca remover um pedaço de tecido do corpo do paciente para que ele possa ser analisado em laboratório.

Esse tecido pode ser, por exemplo, advindo de um crescimento anormal no corpo do paciente, que precisa ser investigado para descartar a possibilidade de câncer e indicar um tratamento adequado.

A biópsia pode ser feita antes ou após a remoção total dessa massa estranha e também por outros motivos, que vão além de um crescimento anormal no corpo. Receber o pedido médico para a realização de uma biópsia não significa, necessariamente, que há a suspeita de câncer.

A biópsia pode ser feita em todos os pontos do corpo e é um procedimento médico bastante comum, que serve como um auxílio na hora de fechar um diagnóstico correto e indicar a trilha de tratamento mais adequada para esse paciente.

Existem diferentes métodos de biópsia, que dependem, por exemplo, da localização do tecido no corpo do paciente. Algumas biópsias são leves raspagens da pele do corpo, enquanto outras requerem a realização de exames, como a endoscopia, para obter uma amostra do interior do sistema digestivo do paciente. Existe ainda a core biopsy, onde uma agulha é inserida no corpo do paciente, na direção do local onde se deseja puncionar, com o objetivo de remover uma amostra do local.

Contudo, a biópsia é indicada nas mais diferentes especialidades e pode ser realizada em âmbito ambulatorial – dependendo dos casos, com anestesia local – ou ainda em centro cirúrgico, com todo aparato necessário a um procedimento de média e alta complexidade. As amostras retiradas do organismo do paciente são estudadas e através destas os especialistas conseguem definir um protocolo de tratamento mais adequado a cada caso, a fim de obter melhores resultados no tratamento e no cuidado cirúrgico, quando indicado.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.