Cardiologia

Espirometria

A Espirometria é um exame que permite o diagnóstico de distúrbios ventilatórios e que, através do teste do sopro é capaz de mensurar a função pulmonar do paciente – avaliando o volume e a velocidade do ar soprado.

O que é Espirometria?

Espirometria é o nome dado a um exame que avalia a quantidade de ar que adentra e que sai dos pulmões, conforme o paciente respira. 

Esse exame é geralmente aplicado por um médico pneumologista e também pode levar outros nomes, como Prova de Função Pulmonar e até mesmo exame do sopro.

 

Para que serve o exame de espirometria?

Trata-se de um exame que permite o diagnóstico de distúrbios ventilatórios e que, através do teste do sopro é capaz de mensurar a função pulmonar do paciente – avaliando o volume e a velocidade do ar soprado. Uma vez que é identificada qualquer alteração do padrão estabelecido para cada faixa etária, cabe ao pneumologista uma investigação dos motivos que podem estar levando a este déficit distúrbio, como a possibilidade da ocorrência da asma ou alergias respiratórias, por exemplo.

A espirometria também pode ser utilizada na Medicina Esportiva, com o objetivo de avaliar a função pulmonar de atletas.

 

Como é feita a espirometria?

A espirometria é feita com o auxílio de um aparelho, o espirômetro. O paciente respira dentro desse aparelho e sensores internos medem a quantidade de ar e a movimentação de ar nos pulmões.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.