Neste exame, estuda-se a porção superior do abdome, com imagens de veias e artérias, além dos órgãos que compõem a região, como rins, pâncreas, fígado e baço.
A ressonância magnética, também conhecida pela sigla RM, é um exame que permite visualizar estruturas anatômicas, como ossos e músculos, sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos, portanto de forma menos invasiva.
No caso da ressonância magnética do abdome superior, estuda-se a porção superior do abdome, com imagens de veias e artérias, além dos órgãos que compõem a região, como rins, pâncreas, fígado e baço.
O exame é feito na máquina de ressonância magnética. O paciente deita na maca, que desliza para dentro do aparelho circular. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos. O equipamento é seguro, com iluminação e ventilação adequadas.
A ressonância magnética funciona à base de poderosos ímãs, que criam um campo magnético que permite a composição de imagens. Por isso, deve-se remover objetos metálicos antes do exame.
Outro componente que melhora a qualidade das imagens da ressonância magnética são as ondas de radiofrequência emitidas pela máquina.
A ressonância magnética do abdome superior detecta diversas patologias que afetam a porção superior do abdome, como tumores, nódulos, cistos e cânceres, a exemplo do câncer de fígado e do câncer de pâncreas.
Com as imagens, é possível descobrir malformações, inflamações, estreitamentos e obstruções. Outras condições que afetam a irrigação sanguínea, bem como a saúde da artéria aorta, também podem ser avaliadas com o exame.
São diversos os especialistas que podem solicitar a RM do abdome superior. Entre eles estão o clínico geral, o hepatologista, o nefrologista e o oncologista, por exemplo.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de imagem, inclusive a ressonância magnética do abdome superior, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos:
Saiba como se preparar para o exame de Ressonância Magnética do Abdome Superior (Fígado, Pâncreas, Baço, Rins, Supra-Renais, Retroperitônio).
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.