No caso da análise de proteína C reativa, também chamado de PCR, o exame de proteína c-reativa busca entender os níveis de proteína C-reativa circulando no sangue do paciente.
As análises clínicas são exames que permitem observar indicadores e valores referentes a substâncias presentes em seu organismo. Por meio dos dados obtidos nas análises clínicas, é possível entender melhor como está a saúde de um indivíduo, bem como indicar um tratamento caso alguma patologia seja diagnosticada
No caso da análise de proteína C reativa, também chamado de PCR, o exame de proteína c-reativa busca entender os níveis de proteína C-reativa circulando no sangue do paciente.
A proteína-C reativa é uma substância produzida pelo fígado que costuma ter seus níveis aumentados quando o paciente está passando por condições como processos inflamatórios ou mesmo processos infecciosos. Ela também pode se elevar em casos de doenças reumáticas, traumatismos ou mesmo cânceres, ainda que o paciente não apresente sintomas.
Como o exame de proteína c-reativa funciona como um indicador de processos inflamatórios ou infecciosos do organismo, mesmo que o paciente não apresente sintomas claros e bem definidos. Ele pode servir como uma ferramenta no auxílio do diagnóstico de condições como o lúpus, a apendicite, a doença inflamatória do intestino, a pancreatite ou mesmo as infecções bacterianas.
O exame de proteína c-reativa pode ser feito também depois de cirurgias para determinar sepse e outras condições, além de ajudar a avaliar o risco de doenças cardiovasculares.
Geralmente, o exame de proteína c-reativa é feito como teste inicial e, posteriormente, caso seus valores estejam elevados, o paciente pode ter exames complementares realizados para saber onde está localizada a inflamação e o processo infeccioso ou mesmo o porquê de seus indicadores de proteína c-reativa estarem elevados.
O exame de proteína C reativa (PCR) em geral, não exige preparos prévios, como jejum. No entanto, o médico solicitante pode recomendar algum preparo especial, por isso é importante que essa e outras informações sejam confirmadas ao agendar o exame.
O exame de proteína C reativa (PCR) é um exame de sangue convencional, em que o técnico responsável irá coletar uma amostra de sangue venoso, geralmente do braço. A coleta é feita em segundos e depois o paciente será liberado.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Não há preparos para este exame.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2777-1100 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2777-1100.