Citologia em meio líquido
Publicado em:
A melhor metodologia de coleta a seu alcance no Richet.
Citologia cervical em meio líquido (BD SurePath®) é uma metodologia que contribui para a melhoria no tratamento clínico do câncer através de um aumento da sensibilidade na detecção, no diagnóstico e no estadiamento da doença.
O método foi desenvolvido com o objetivo de aumentar a sensibilidade e especificidade dos testes de citologia cervical, através da padronização da coleta, melhor identificação celular e, ao mesmo tempo, oferecendo a conveniência de uma coleta única para exames de Papanicolaou e testes de diagnóstico molecular, incluindo o microbioma vaginal por sequenciamento de nova geração.
O uso da metodologia de coleta BD SurePath® garante que 100% do material coletado é enviado para o laboratório, pois o dispositivo de coleta, seja escova ou espátula, é dispensado diretamente no interior do frasco, diferentemente da técnica de enxágue, a qual pode resultar em uma perda média de 37% das células.
Por isso, o teste de Papanicolaou em meio líquido BD SurePath™ fornece a mais alta detecção de doença HSIL+ e a menor taxa de resultados insatisfatórios em comparação com a citologia convencional e com o método de coleta por enxágue da escova para citologia em meio líquido.
O processo de citologia em meio líquido é baseado no enriquecimento celular com separação e redução da quantidade de materiais interferentes que possam causar obscurecimento na leitura (tais como sangue, muco e células inflamatórias), e proporciona uma melhor e mais rápida visualização das células de interesse para o diagnóstico tais como células escamosas, glandulares endocervicais e endometriais, etc. Não há necessidade de etapas extra durante o processamento para aquelas amostras com excesso de sangue ou muco, o que torna o procedimento mais rápido e padronizado, levando a resultados mais uniformes e confiáveis, e maior sensibilidade e especificidade.
Outra grande vantagem é que o mesmo material coletado para a citologia líquida pode também ser utilizado para estudo de painéis moleculares tanto para DST (como Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis), quanto para identificação e tipagem do HPV. Mesmo após o envio da amostra e o laudo citológico, é possível solicitar a inclusão de novos testes moleculares até 60 dias após a coleta.
Conheça as evidências:
Foi comprovado que apenas o exame de Papanicolau em meio líquido BD SurePath™, diminui a taxa de exames insatisfatórios
consideravelmente, em virtude do seu processo exclusivo de enriquecimento celular (1-6).A presença de sangue é um dos sintomas primários em pacientes com câncer do colo do útero (4). Na coleta BD SurePath™ não se observa comprometimento na amostragem celular na adição de 50 microlitros de sangue a amostra (6).
O exame de Papanicolau em meio líquido BD SurePath™, remove possíveis interferentes, como sangue, muco e células inflamatórias,
auxiliando na visualização de células relevantes para o diagnóstico, reduzindo a necessidade de retorno das pacientes para recoleta (1,6).
O exame de Papanicolau em meio líquido BD SurePath™, oferece (1,3–5):
Baixas taxas de insatisfatórios, reduzindo o retorno das pacientes para repetição de exames (7);
• Baixa frequência de ASCUS, minimizando a realização de testes adicionais;
• Aumento de 64,4% na detecção de HSIL+ em comparação ao exame de Papanicolau convencional (2,8);
• Identificação de mais lesões precursoras, resultando em menos casos de câncer do colo do útero no período de acompanhamento (9).
O Richet disponibiliza gratuitamente kits para coleta de citologia líquida contendo frascos com líquido de preservação e enriquecimento celular e combinações de escova e espátulas com cabeças destacáveis, específicas para a coleta em seu consultório médico.
Referências:
- Moriarty A et al. Arch Pathol Lab Med. 2009;133(12):1912–1916.
- BD PrepStain ProductInsert (v0.1)WHC_DA_2018_PREPSTAIN PRODUCT INSERT (v0.2).
- Sass MA. Acta Cytol. 2004;48(1):17–22.
- Fontaine D et al. BMJ Open. 2012; doi:10.1136/bmjopen-2012-000847.
- Marino J et al. J Reprod Med. 2001;46(4):353–358.
- Sweeney B et al. Cancer. 2006;108(1):27–31.
- Fremont-Smith M et al. Cancer Cytopathol. 2004;102(5):269–279.
- Nance KV. Diagn Cytopathol. 2007;35(3):148–153.
- Rozemeijer K et al. BMJ. 2017;356(j504):1–9.
- https://amb.org.br/cbhpm/
Serviço de Assessoria ao Médico (SAM)
Visando oferecer um suporte personalizado e eficiente para todas as suas necessidades, disponibilizamos canais diretos e exclusivos para o colega médico, onde é possível tanto realizar solicitações, notificações de urgência, auxílio no acesso a resultados de exames, bem como para discussões de casos e resultados com nossa equipe médica e demais profissionais da saúde.
CRM 52.54356-1
CRM 52.47173-0