Rede D’Or oferece tratamento revolucionário para estágio inicial da doença de Alzheimer
Publicado em:

A Rede D’Or amplia seus cuidados em neurologia e geriatria com a disponibilização do Kisunla®, um medicamento de última geração para tratar a doença de Alzheimer fase inicial ou em estágio inicial. O seu princípio ativo é o donanemabe, um anticorpo monoclonal capaz de reduzir as placas de beta-amiloide no cérebro, o que retarda a progressão dos sintomas cognitivos e funcionais. Desenvolvido pela farmacêutica Eli Lilly, sediada nos Estados Unidos, o fármaco possui registro na Anvisa e já é utilizado em centros de referência internacionais.
O medicamento tem apresentado resultados inéditos nos ensaios clínicos. Estudos demonstram que o seu uso durante 76 semanas pode reduzir em até 35% o avanço da doença de Alzheimer. Além disso, diferente de outras abordagens terapêuticas, que apenas aliviam os sintomas, como os inibidores de acetilcolinesterase, o Kisunla® atua diretamente no fator causador.
De acordo com a fabricante, o tratamento com donanemabe reduziu as placas amiloides em 61% após 6 meses, 80% em 12 meses e 84% em 18 meses de uso. Essa abordagem terapêutica prioriza a intervenção precoce, com modulação dos processos neurodegenerativos, antes que ocorram danos cerebrais irreversíveis. Afinal, o acúmulo das placas amiloides é um fator-chave na fisiopatologia do Alzheimer, com impacto comprovado na degeneração neuronal.
Via de administração e apresentação
A via de administração é exclusivamente por infusão intravenosa, realizada em ambiente controlado, com necessidade de acompanhamento clínico e exames periódicos como parte do protocolo de segurança do paciente.
O medicamento é disponibilizado em frasco-ampola de 20 mL, contendo 350 mg de donanemabe (17,5 mg/mL). A posologia recomendada é de 700 mg a cada 4 semanas nas três primeiras doses, seguida de 1.400 mg a cada 4 semanas até a depuração completa da placa amiloide (ou por até 18 meses, nos casos em que o monitoramento por método validado não for viável).
Indicação
O Kisunla® é indicado para tratar comprometimento cognitivo leve e/ou demência leve associados à doença de Alzheimer em pacientes adultos heterozigotos ou não portadores do gene da apolipoproteína E ε4 (ApoE ε4).
Sendo uma das mais promissoras abordagens entre os tipos de tratamento de Alzheimer em estágio inicial, o medicamento é prescrito mediante diagnóstico confirmado e exames específicos, como PET amiloide e biomarcadores.
Por outro lado, ele pode ser contraindicado para pacientes em uso de anticoagulantes, incluindo varfarina, ou com diagnóstico prévio de angiopatia amiloide cerebral (AAC) identificado na ressonância magnética, em razão de um perfil de risco desfavorável em relação aos potenciais benefícios.
Diagnóstico completo na Rede D’Or
A rede também disponibiliza os exames necessários para confirmar o diagnóstico e avaliar a elegibilidade para o início do tratamento com Kisunla®, entre eles:
- PET amiloide;
- Teste genético APOE E4;
- Biomarcador sanguíneo pTau 217.