A fadiga é um sintoma médico de um desgaste que pode ser físico ou mental e que vai além do simples cansaço. A pessoa acaba se sentindo sem energia para realizar suas atividades corriqueiras e também pode ter alguns sintomas adicionais, como dores de cabeça, por exemplo.
Ela pode ser incapacitante, impedindo que a pessoa realize suas atividades cotidianas, e até mesmo comece uma nova tarefa.
A fadiga pode ser parte de um conjunto de sintomas diversos, ajudando no diagnóstico de condições como anemia, hipotireoidismo, esclerose múltipla e insuficiência hepática, por exemplo, mas também pode ser um sintoma isolado.
A fadiga muscular é aquela que acontece quando a pessoa força demais o corpo em uma determinada atividade física e acaba por sentir um cansaço físico alto, enquanto a fadiga mental acontece por excesso de esforço mental e resulta em um indivíduo com dificuldade para se concentrar e com irritabilidade.
Já a fadiga crônica que acontece como consequência da síndrome da fadiga crônica, engloba um conjunto de sintomas que vão além de somente fadiga e que persistem por mais de seis meses. A pessoa pode apresentar dor de garganta, dor de cabeça, comprometimento da memória recente e sono que não repousa por períodos prolongados.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.