Apendicite

O que é apendicite?

O apêndice é uma pequena extensão do intestino grosso, que serve como um depósito para bactérias cuja função é auxiliar na digestão dos alimentos que ingerimos e que fazem o percurso do sistema digestivo, da boca até o ânus.

Quando o apêndice fica inflamado, ele pode causar dor abdominal severa, além de se encher de pus, em uma condição chamada de apendicite ou de apendicite aguda.

A doença, de forma geral, causa uma dor forte e aguda no lado direito do abdômen, geralmente na altura do umbigo.

 

Quais são as causas da apendicite?

A apendicite possui causas diversas, sendo que a mais comum é a entrada de um pouco de bolo fecal, ou seja, de fezes, dentro do apêndice, causando a irritação e a inflamação do órgão.

Uma infecção gastrointestinal que faz com que uma bactéria invasora entre no apêndice também pode causar a apendicite.

 

Quais são os sintomas da apendicite?

O principal sintoma da apendicite é uma dor aguda e forte localizada no lado direito e na parte inferior do abdômen do paciente, geralmente na altura do umbigo. Esse é o chamado lado da apendicite, mais ou menos onde o órgão se localiza no corpo. Essa dor pode começar com pontadas leves e depois se portar de forma constante, tornando-se, com o passar do tempo, uma dor insuportável.

Outros sintomas da apendicite podem incluir também:

– Febre;
– Perda de apetite;
– Náuseas e vômitos;
– Apatia;
– Calafrios;
– Constipação e
– Rigidez e inchaço abdominal.

 

Como é feito o tratamento da apendicite?

A apendicite é tratada, de forma geral, por meio de uma remoção cirúrgica de emergência.

Isso porque, se o apêndice se encher de pus e estourar dentro da cavidade abdominal do paciente, em um processo chamado de apendicite supurada, o indivíduo pode acabar com uma septicemia, seguida de uma infecção generalizada, que pode levar ao óbito.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência, inclusive com cirurgias de apendicite.

Os hospitais, ambulatórios e consultórios médicos da Rede D’Or São Luiz estão espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Maranhão. Pernambuco e Sergipe. Marque sua consulta.