Gastroenterologia

Gastroenterologia

A gastroenterologia é uma especialidade bem ampla e contempla o tratamento de todo o aparelho digestivo (da boca ao ânus). Os cuidados dos especialistas abrangem diversas doenças relacionadas à digestão, desde as mais simples até as mais graves e de alta complexidade, ou seja, de má digestão ou diarreia até a cirrose a o câncer do aparelho digestivo.

Marcar Consulta

O que é gastroenterologia?

A gastroenterologia é a especialidade da Medicina encarregada de cuidar dos órgãos do aparelho digestivo do corpo humano, observando possíveis condições que podem acometer áreas como esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado e grosso, pâncreas, fígado e vesícula biliar.

Para que serve a gastroenterologia?

A gastroenterologia serve para diagnosticar e realizar o tratamento de condições relacionadas à digestão, absorção de nutrientes e excreção do corpo humano.

Os médicos da gastroenterologia são responsáveis por tratar de condições diversas, das mais simples até as de mais gravidade, e que podem ir das diarreias recorrentes até câncer.

Algumas das doenças mais frequentemente tratadas por essa especialidade médica são a cirrose, a hepatite, a gastrite, o refluxo, a úlcera, as pedras na vesícula e a pancreatite.

Para tratar de condições como a intolerância à lactose e a síndrome do intestino irritável, o médico gastroenterologista pode contar com o apoio de outras especialidades médicas, como os médicos nutricionistas, os da clínica médica e os alergologistas.

Quando o assunto são as doenças que afligem o fígado, o gastroenterologista também pode trabalhar em conjunto com a hepatologia, a especialidade médica que cuida somente de condições que acontecem nesse órgão.

A gastroenterologia pode envolver tratamentos cirúrgicos, nos quais a condição médica do paciente só é resolvida por meio de uma intervenção manual em seu corpo. São casos como os de remoção da vesícula, por conta da formação de pedras.

Os diagnósticos relacionados à gastroenterologia, são realizados por meio de uma série de exames, elaborados para descobrir as causas das condições médicas. São testes como a endoscopia e a colonoscopia, além da biópsia e do teste de urease, que é feito durante a endoscopia para verificar a existência de uma bactéria, a H. pylori, dentro das paredes do êsofago, estômago e duodeno. A bactéria pode causar muita dor no estômago, além de condições como a gastrite e a úlcera.

Para realizar todos esses exames em um único local, é possível aproveitar as clínicas de gastroenterologia da Rede D’Or São Luiz. Além de médicos especializados em gastroenterologia, as instalações hospitalares da Rede D’Or São Luiz também possuem toda a infraestrutura necessária para a realização de exames.

A Rede D’Or São Luiz conta com hospitais e clínicas nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia.

Os hospitais da rede contam com selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é fornecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Eles são uma garantia de excelência e qualidade no atendimento hospitalar.

Quando procurar um médico gastroenterologista?

Um médico especializado em gastroenterologia deve ser procurado sob a recomendação de um médico da clínica geral, que avalia o paciente e recomenda um tratamento complementar que deve ser receitado pelo médico gastroenterologista.

Um paciente também deve realizar o agendamento do atendimento com um médico gastroenterologista quando tiver sintomas frequentes como náuseas, vômitos, diarreias, cólicas, dores e inchaços abdominais, dor de estômago, constipação intestinal, desconforto constante na região abdominal, além de outras condições que afetam a digestão do corpo humano.