O rotavírus é um vírus capaz de causar uma série de problemas gastrointestinais. É ele o grande responsável pela DDA, doença diarréica aguda, e pela gastroenterite aguda.
O rotavírus entra no organismo de um indivíduo por meio do contato com água, utensílios, brinquedos e alimentos contaminados pelo vírus. A boa higiene das mãos e dos alimentos é uma boa forma de prevenir o rotavírus.
Por conta do caráter severo da diarreia causada pelo rotavírus, essa é uma condição de grande gravidade para crianças menores de 5 anos de idade, apesar de atingir a indivíduos de todas as idades.
Existe uma vacina contra o rotavírus que é capaz de prevenir a infecção pelo vírus. Ela é aplicada em duas doses, sendo que a primeira costuma ser ainda nos dois primeiros meses de idade. A vacina do rotavírus tem reações adversas como febre leve, perda de apetite, além de diarreia e dor abdominal.
Entre os sintomas do rotavírus, podemos destacar:
– diarreia com eliminação de fezes líquidas e gordurosas, sem a presença de sangue ou de muco;
– vômitos constantes;
– desidratação;
– febre alta;
– mal-estar;
– desidratação;
– tosse e
– coriza.
Geralmente, os casos mais leves do rotavírus se curam naturalmente, sendo que a pessoa precisa se manter bem hidratada, por meio da reposição dos líquidos e minerais que são eliminados nas fezes. O soro caseiro pode ser um grande aliado no tratamento do rotavírus.
Os casos mais severos de rotavírus precisam ser tratados porque, quase sempre, levam à desidratação que pode causar o óbito em alguns indivíduos. O ideal é consultar o médico.
A Rede D’Or conta com mais de 87 mil médicos em seu quadro de funcionários, realizando mais de 3,4 milhões de atendimentos de urgência e emergência para os pacientes que precisam de cuidados imediatos.
As instituições médicas da Rede D’Or estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Sergipe. Marque a sua consulta.