O que são sintomas de HIV?
Os sintomas iniciais de HIV são febre, dor de cabeça, músculos ou articulações, manchas vermelhas na pele ou cansaço excessivo, podendo ser confundido com sintomas de gripe, viroses e resfriados.
À medida que o vírus HIV vai se multiplicando e deixando o sistema imunológico mais fraco, podem surgir outros sintomas como diarreia crônica, perda de peso sem motivo aparente ou infecções recorrentes.
É importante consultar o infectologista ou o clínico geral assim que surgem os sintomas de HIV, para que o diagnóstico seja confirmado e iniciado o tratamento com antirretrovirais.
Quais são os primeiros sintomas de HIV
Os primeiros sintomas de HIV são:
- Febre baixa;
- Calafrios;
- Cansaço excessivo ou fadiga;
- Dor de cabeça;
- Dor nos músculos ou articulações;
- Suor noturno;
- Dor de garganta;
- Ínguas dolorosas, principalmente no pescoço;
- Diarreia, náuseas ou vômitos;
- Aftas ou úlceras na boca;
- Manchas vermelhas na pele.
Os sintomas iniciais, ou sintomas agudos da infecção pelo HIV, podem ser confundidos com outras condições de saúde, como gripes, resfriados ou viroses, por exemplo.
O risco de transmissão do HIV na fase aguda é muito alto, devido à grande quantidade de vírus circulante no organismo.
Se você apresenta sintomas de HIV, agende uma consulta com um especialista da Rede D’Or para avaliação e tratamento personalizado. O diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado são essenciais para evitar complicações e garantir qualidade de vida.
Sintomas de HIV latente
Os sintomas de HIV latente podem ser leves ou ausentes, no entanto, algumas pessoas podem ter ínguas que não melhoram.
A fase latente do HIV, também chamada de fase crônica, pode durar entre 2 a 10 anos, com risco de transmissão menor do que na fase aguda, mas continua sendo transmissível já que o vírus continua a se reproduzir no corpo.
Sintomas de HIV avançado
Os sintomas de HIV em estágios avançados (AIDS) são:
- Febre que não melhora;
- Suor noturno intenso;
- Perda de peso sem motivo aparente;
- Diarreia crônica;
- Cansaço extremo;
- Dificuldade de concentração;
- Perda de memória;
- Depressão;
- Feridas na boca ou região genital;
- Manchas roxas ou brancas na pele;
- Infecções frequentes.
No estágio avançado do HIV, também conhecido como AIDS, a pessoa tem o sistema imunológico muito enfraquecido, o que favorece o surgimento de infecções oportunistas.
Algumas infecções que podem surgir são candidíase, tuberculose, histoplasmose, pneumocistose, hepatites virais e toxoplasmose, e os sintomas variam com o tipo de infecção.
Além disso, também podem surgir alguns tipos de câncer, como sarcoma de Kaposi ou linfomas, por exemplo. Saiba identificar os sintomas do sarcoma de Kaposi.
Sintomas de HIV na boca
Os principais sintomas de HIV na boca são:
- Aftas na língua e bochechas;
- Dor ou vermelhidão na boca;
- Feridas ou úlceras na boca;
- Placas ou manchas brancas na língua, bochechas, céu da boca e garganta;
- Gengivas inchadas e vermelhas, que podem sangrar ao escovar os dentes;
- Boca seca;
- Perda do paladar;
- Dor ao engolir;
- Dificuldade para se alimentar;
- Rachadura no canto dos lábios;
- Verrugas na boca.
Os sintomas de HIV na boca, normalmente, estão relacionados à candidíase oral, também conhecida como sapinho, ou leucoplasia pilosa. Saiba identificar todos os sintomas da candidíase oral e leucoplasia pilosa.
Esses sintomas podem ser sinal de que o sistema imune está enfraquecido e, muitas vezes, surgem antes de outras complicações do HIV.
A candidíase oral, especialmente, indica que a doença está avançando e a defesa do corpo está mais baixa.
Sintomas de HIV na pele
Os sintomas de HIV na pele são principalmente manchas vermelhas, pequenas e arredondadas que surgem principalmente no tórax, pescoço ou rosto, mas também podem afetar a sola dos pés ou a palma das mãos.
Esses sintomas normalmente surgem na fase aguda, ou seja, 2 a 4 semanas após a infecção inicial.
Em fases mais avançadas do HIV podem surgir infecções na pele, como herpes simples, herpes zoster ou molusco contagioso, por exemplo, além do sarcoma de Kaposi.
Sintomas de HIV no homem
Os sintomas de HIV no homem são os sintomas comuns dessa infecção, podendo também surgir úlceras genitais ou infecções recorrentes, como a candidíase oral ou genital.
Sintomas de HIV feminino
Além dos sintomas comuns do HIV, na mulher essa infecção também pode causar candidíase vaginal ou oral, alterações menstruais ou infecções urinárias recorrentes.
Além disso, podem ocorrer alterações no exame de papanicolau, relacionadas ao surgimento de displasia cervical ou câncer de colo de útero. Confira os principais sintomas do câncer de colo de útero.
Quando surgem os sintomas de HIV?
Os sintomas iniciais de HIV, normalmente, surgem de 2 a 4 semanas após a exposição ao vírus. Esse período é chamado de infecção aguda ou síndrome retroviral aguda.
No entanto, a infecção pode causar sintomas leves ou nenhum sintoma, sendo diagnosticada quando surgem sintomas da síndrome da imunodeficiência humana (SIDA), mais conhecida como AIDS, o que pode levar anos.
Como saber se tenho HIV?
Para saber se tem HIV, deve-se estar atento aos sintomas e comportamento de risco, e consultar o clínico geral ou infectologista para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento de forma individualizada.
Se tenho sintomas de HIV, qual médico devo consultar?
Os médicos especialistas em HIV são os infectologistas, que devem ser consultados para diagnosticar e tratar essa infecção.
Além disso, o clínico geral, no caso de adultos ou idosos, ou o pediatra no caso de crianças também podem ser consultados.
A equipe de médicos da Rede D’Or é capacitada para diagnosticar e orientar sobre o tratamento do HIV.
Qual exame detecta HIV?
Os principais exames para HIV são:
- Teste rápido de HIV feito em farmácias, hospitais ou Centro de Testagem e Acolhimento (CTA);
- Autoteste de HIV;
- Sorologia para HIV 1 e HIV 2;
- Teste de antígeno/anticorpo, para identificar anticorpos e antígenos no HIV;
- Teste de ácido nucleico (NAT).
Mesmo que o resultado seja negativo, é recomendado a realização do exame novamente após 30 dias quando existe suspeita de infecção, pois a pessoa pode estar no período conhecido como janela imunológica, que impede de detectar a presença do vírus no organismo.
Onde fazer o exame para HIV?
Os exames para HIV podem ser realizados em diversas unidades da Rede D’Or espalhadas pelo Brasil.
Consulte a unidade mais próxima para verificar a disponibilidade e agendar o procedimento com orientação médica especializada.
Sintomas de HIV têm cura?
Existe cura para os sintomas do HIV, mas não existem remédios para eliminar o vírus do organismo, não sendo a infecção curável.
Os tratamentos buscam oferecer uma melhor qualidade de vida e evitar a progressão da infecção.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão o HIV, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Marque uma consulta com o INFECTOLOGISTA da Rede D’Or perto de você!
Se você tem sintomas de HIV, procure um especialista. O diagnóstico precoce é o melhor caminho para manter sua saúde em dia.