Tratamento de Hipertireoidismobócio Nodular Tóxico (Graves)

Dentre as opções de tratamento do hipertireoidismo causado pela Doença de Graves, encontra-se o tratamento com iodo radioativo - considerado tratamento definitivo para esta patologia.

O que é Tratamento de Hipertireoidismo – bócio Nodular Tóxico (Graves)?

A Doença de Graves é uma das afecções da tireoide que causam hipertireoidismo (isso é, aumentam a função da glândula tireoide).  Dentre as alterações físicas encontradas em pacientes com Doença de Graves, pode-se citar o bócio difuso.

Dentre as opções de tratamento do hipertireoidismo causado pela Doença de Graves, encontra-se o tratamento com iodo radioativo – considerado tratamento definitivo para a patologia citada. Apesar de ser um tratamento relacionado à Medicina Nuclear e fazer uso de substância levemente radioativa, é considerado um tratamento seguro – se respeitadas as contraindicações e as indicações. 

 

Como é feito o Tratamento de Hipertireoidismo – bócio Nodular Tóxico (Graves)?

O paciente com Doença de Graves é encaminhado pelo seu médico assistente ao serviço de Medicina Nuclear. O Paciente receberá orientações específicas e individuais sobre a dieta a ser adotada durante o tratamento. 

O tratamento é feito com medicação via oral, através da ingestão de comprimidos ou cápsulas, misturados à água, com quantidades específicas e individualizadas de iodo radioativo, quantidades que variam de indivíduo para indivíduo. 

 

Para que serve o Tratamento de Hipertireoidismo bócio Nodular Tóxico (Graves)?

O tratamento do hipertireoidismo causado pela doença de Graves,  com iodo radioativo, deve ser indicado pelo médico assistente. Pode ser a primeira escolha de tratamento para aqueles que possuem indicações específicas, ou para aqueles que não apresentaram bons resultados ao tratamento com medicamentos não radioativos.  

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.

Exames e Procedimentos relacionados

Cintilografia Óssea Trifásica

Não necessita agendamento

Cintilografia Pulmonar (Inalação)

Não necessita agendamento

Cistocintilografia Indireta

Não necessita agendamento