
Antirrábica
Prevenção da raiva, uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por meio da saliva ou da arranhadura de mamíferos infectados.
Recomendada para gestante Sim
O que é a vacina antirrábica?
A vacina antirrábica humana tem como objetivo prevenir a raiva, uma doença infecciosa viral aguda que é transmitida por meio da saliva ou da arranhadura de mamíferos infectados, como cachorros e morcegos. Essa condição provoca uma inflamação grave no cérebro que, na grande maioria dos casos, leva o paciente a óbito. Por isso, a vacinação é fundamental para salvar vidas.
A profilaxia contra a raiva para humanos é formada pelo vírus Lyssavirus inativo, cultivado em células VERO. A partir disso, gera uma resposta do sistema imunológico capaz de combater o desenvolvimento da doença.
Em crianças com menos de 2 anos, a vacina antirrábica é injetada na lateral da coxa. Acima dessa idade, administra-se por via intramuscular na região do braço, especificamente em um músculo conhecido como deltoide.
Qual a indicação para vacina antirrábica?
A vacina antirrábica é recomendada para crianças e adultos que foram expostos a situações de risco, como ataques e lambeduras de animais sem imunização contra a raiva.
A profilaxia também pode ser aplicada antes mesmo da exposição, em caso de pessoas constantemente mais vulneráveis ao vírus. Entre elas estão os médicos veterinários, os profissionais que atuam na captura e no manejo de animais e os moradores de regiões com alto índice de contaminação.
Quantas doses e quando aplicar a vacina antirrábica?
Diante de qualquer risco de exposição ao vírus da raiva, a vacina antirrábica deve ser aplicada imediatamente. No geral, o tratamento completo de pós-exposição inclui quatro (4) doses, administradas da seguinte forma:
- Segunda dose — após três dias da primeira;
- Terceira dose — após 7 dias da primeira;
- Quarta dose — após 14 ou 28 dias da primeira.
Completar o esquema de vacinação é essencial para garantir a prevenção contra a doença. Em alguns casos, o profissional da saúde pode indicar a descontinuação do tratamento, como quando o exame do animal dá negativo para raiva. Porém, jamais o interrompa por conta própria.
Quando a vacina antirrábica é aplicada na pré-exposição, no geral, administram-se três (3) doses, sendo a segunda após 7 dias e a terceira depois de 28 dias.
Quais são as reações esperadas da vacina antirrábica?
As reações adversas da vacina antirrábica podem ser manifestações locais e/ou sistêmicas. Entre elas estão:
- Dor na região da injeção;
- Abcesso;
- Edemas;
- Hematoma;
- Febre;
- Mal-estar;
- Dor de cabeça;
- Desconforto muscular.
Porém, isso não significa que a vacina antirrábica irá provocar todos esses efeitos ou, necessariamente, ocasionar reações em todos os casos. Muitas vezes, o paciente pode não sentir nada.
Quais são as contraindicações da vacina antirrábica?
Por causa da letalidade da raiva, ou seja, do alto potencial de óbito, a vacina antirrábica não possui contraindicações, principalmente após a exposição.
É necessário pedido médico para tomar a vacina antirrábica?
O esquema de vacina antirrábica humana deve ser orientado por um médico ou enfermeiro, responsáveis por avaliar o caso e indicar a administração da profilaxia mais adequada.