
Herpes Zóster
A vacina demonstrou em estudos clínicos uma elevada eficácia para a prevenção do herpes-zoster (HZ, conhecido popularmente como “cobreiro”).
Recomendada para gestante Não
O que é a vacina Herpes Zóster?
A vacina contra Herpes Zóster, doença popularmente conhecida como “cobreiro”, é uma vacina inativada composta por parte do vírus da varicela-zóster, mesmo vírus causador da catapora, infecção primária que ocorre com mais frequência na infância. Porém, na fase adulta, predominantemente em idosos ou em pacientes com baixa imunidade, a infecção pode ressurgir na forma de herpes-zóster.
A vacina contra HZ, conhecida comercialmente como Shingrix©, demonstrou em estudos clínicos segurança e uma elevada eficácia para a prevenção da doença, em especial em casos de neuralgia pós-herpética, uma temida complicação da doença, particularmente em idosos.
Qual indicação?
Indicada para indivíduos a partir de 50 anos de idade, ou para maiores de 18 anos que tenham risco aumentado de desenvolver herpes-zóster. Por exemplo, aqueles com condições de imunossupressão ou comorbidades como o diabetes mellitus.
Quantas doses e quando aplicar?
Duas doses com intervalo de 2 meses.
Se houver necessidade de flexibilidade no esquema de vacinação, a segunda dose pode ser administrada entre 2 a 6 meses após a primeira dose.
Para indivíduos imunodeficientes, imunossuprimidos ou com probabilidade de se tornarem imunossuprimidos devido à doença conhecida ou terapia e que se beneficiariam de um esquema de vacinação mais curto, a segunda dose pode ser administrada 1 a 2 meses após a dose inicial.
Não há necessidade de estabelecermos intervalo específico para vacinação de pessoas que tiveram episódio agudo de herpes-zóster. Sugerimos um intervalo de seis meses após o episódio de HZ para iniciar a vacinação.
Quais são as reações esperadas?
- Reações muito comuns: Dor de cabeça, dor muscular, reações no local da injeção (dor, vermelhidão e inchaço), fadiga, calafrios, febre, sintomas gastrointestinais (náusea, vômito, diarreia e dor abdominal).
- Reações comuns: Coceira no local da injeção, mal-estar.
- Reações incomuns: Linfadenopatia, dor nas articulações.
- Reações raras: Reações de hipersensibilidade, incluindo erupção cutânea, urticária e angioedema.
Quais contraindicações?
- Pessoas imunodeprimidas.
- Alergia grave (anafilaxia) a algum dos componentes da vacina.
- Pessoas com tuberculose ativa não tratada.
- Gestantes.
É necessário pedido médico para fazer a vacina?
Sim, é necessário pedido médico para pessoas com menos de 50 anos.