
Sabin
Também chamada de Vacina Oral Poliomielite (VOP), a imunização Sabin é destinada para a prevenção da poliomielite.
Recomendada para gestante Não
O que é a vacina Sabin?
Também chamada de Vacina Oral Poliomielite (VOP), a imunização Sabin é destinada para a prevenção da poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, uma doença contagiosa causada pelo poliovírus.
Graças à vacinação em massa, o Brasil recebeu um certificado de erradicação da poliomielite em 1994. Porém, a doença ainda não foi eliminada em todo o mundo, o que torna a Sabin fundamental para evitar que o poliovírus volte a circular no país.
A Sabin é uma vacina atenuada bivalente, ou seja, formada por dois vírus enfraquecidos (das poliomielite tipo 1 e 3). A sua administração ocorre por via oral, por meio de duas gotinhas colocadas na língua.
Qual a indicação da vacina Sabin?
A Sabin faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e é indicada para crianças com menos de 5 anos, combinada com a vacina inativada da poliomielite (VIP).
A expectativa é que o Brasil futuramente siga o exemplo de outros países e substitua 100% a Sabin pela VIP, que é inativada e injetável.
Quantas doses e quando aplicar a vacina Sabin?
O esquema de imunização contra a poliomielite para crianças ocorre da seguinte forma:
- 3 doses da vacina inativada (VIP) no 2º, 4º e 6º mês de vida;
- 2 doses de reforço da Sabin (VOP) aos 15 meses e entre os 4 e 6 anos de idade.
Quais as reações esperadas da vacina Sabin?
Como qualquer outra imunização, a Sabin pode provocar efeitos adversos, embora raros. Um deles é a poliomielite associada à vacina oral (VAPP), desenvolvida após a aplicação do imunizante na criança, mas que ainda pode afetar os adultos não vacinados que entram em contato com o receptor. Também extremamente incomuns, existe a possibilidade de ocorrer a meningite asséptica e a encefalite, pessoas imunodeficientes estando mais vulneráveis a elas, além de urticária e erupções na pele.
Quais as contraindicações da vacina Sabin?
A vacina Sabin não é recomendada para indivíduos com imunodeficiência e hospitalizados, ou que convivam com pessoas imunodeficientes ou com crianças que passaram por transplante de medula óssea. Quem apresentou hipersensibilidade aos componentes do imunizante também não deve receber a vacinação.
Crianças que estejam com vômitos e diarreia intensa precisam adiar a imunização contra a poliomielite, retomando o esquema só depois que esses sintomas cessarem.
É necessário pedido médico para tomar a vacina Sabin?
Não é preciso pedido médico para receber a vacina contra a poliomielite, contanto que a pessoa participe do público-alvo da vacinação.