
Sarampo
A vacina contra o sarampo é segura, eficaz e indicada para prevenir a doença e suas complicações, podendo ser aplicada nas versões dupla, tríplice ou tetraviral. O esquema vacinal varia conforme a idade, indicado para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade, com exceção de gestantes.
Recomendada para gestante Não
O que é a vacina contra o sarampo?
A vacina contra o sarampo é um imunizante de vírus vivo atenuado, aplicado nas apresentações dupla viral (sarampo e rubéola), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) ou tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e catapora).
Ela é segura, eficaz e indicada para prevenir a doença e as complicações graves decorrentes dela, como pneumonia, encefalite e até morte.
Em qual idade a vacina deve ser aplicada? Quantas doses são necessárias?
A vacinação se inicia a partir dos seis meses, com três doses. Para crianças a partir dos 12 meses que não tomaram essa dose extra, devem ser aplicadas apenas duas doses, conforme o esquema abaixo:
Crianças:
- Dose zero (extra) para bebês de 6 meses a menores de 1 ano apenas em situações de surto ou risco aumentado;
- 1ª dose aos 12 meses de idade;
- 2ª dose aos 15 meses.
Adolescentes e adultos:
- 1 a 29 anos: duas doses com intervalo mínimo de 30 dias;
- 30 a 59 anos: uma dose, se não vacinado ou sem comprovação.
A partir dos 60 anos: geralmente não é necessária a vacinação, pois presume-se imunidade adquirida por infecção natural anterior.
Quem já tomou a vacina contra sarampo precisa tomar de novo?
Não é necessário repetir se houver registro confiável de doses aplicadas conforme o esquema. Quem já teve o sarampo confirmado laboratorialmente também não precisa vacinar novamente, a menos que queira proteção contra as outras doenças incluídas na tríplice ou tetraviral.
Quais são as reações da vacina do sarampo?
Efeitos adversos costumam ser leves e transitórios, como febre entre 5 e 12 dias após a aplicação, manchas avermelhadas na pele, dor, vermelhidão ou inchaço no local. Reações graves são extremamente raras.
Quem deve tomar a vacina contra o sarampo?
Todas as pessoas a partir dos seis meses de idade, de acordo com o calendário vacinal vigente.
Gestante pode tomar vacina de sarampo?
Não. A vacina é contraindicada durante a gestação por conter vírus vivo atenuado. A imunização deve ser feita antes da gravidez, com intervalo de 30 dias até a concepção, ou no puerpério (até 45 dias após o parto) para mulheres não vacinadas.
Quem tomou a vacina contra sarampo pode pegar a doença?
Este tipo de evento é muito raro. Pessoas que receberam as duas doses corretas estão altamente protegidas; falhas vacinais acontecem em casos excepcionais.