
Tríplice e Tetra Bacteriana – dTpa e dTpa-VIP
São vacinas inativada e combinadas com 3 ou 4 imunizantes em concentrações precisas que podem ser administradas juntas, com segurança, em uma mesma aplicação.
Recomendada para gestante Sim
O que é a Vacina Tríplice Bacteriana e Tetra Bacteriana - dTpa e dTpa-VIP?
As vacinas Tríplice Bacteriana e Tetra Bacteriana, também conhecidas como dTpa e dTpa-VIP (protegem contra Difteria, Tétano, Coqueluche (Bordetella pertussis) + Poliomielite), são vacinas inativada e combinadas com 3 ou 4 imunizantes em concentrações precisas que podem ser administradas juntas, com segurança, em uma mesma aplicação.
Qual a indicação?
Para crianças a partir de 3 ou 4 anos de idade, adolescentes e adultos, para os reforços de seus esquemas de vacinação.
Pode substituir as formulações infantis da vacina tríplice bacteriana (DTPa e suas combinações) no reforço de 4 a 5 anos de idade.
Para adolescentes e adultos, a vacina dTpa-VIP é a alternativa para viajantes com destinos às áreas de risco para poliomielite.
Para gestantes, a vacina dTpa-VIP pode substituir a dTpa na indisponibilidade desta vacina ou quando se trata de gestante viajante para área de risco para a poliomielite.
Quantas doses e quando aplicar?
Reforço vacinal aos 4-5 anos de idade.
Quais as reações esperadas?
Em crianças, ocorrem em mais de 10% dos vacinados: sonolência e reações no local da aplicação (dor, vermelhidão e inchaço). Entre 1% e 10% dos vacinados podem apresentar perda de apetite, irritabilidade, dor de cabeça e febre acima de 37,5ºC. Entre 0,1% a 1%: aumento dos gânglios, sono inquieto, apatia, garganta seca, diarreia, vômito, dor abdominal, náusea e cansaço.
Em adolescentes e adultos, ocorrem em mais de 10% dos vacinados: dor de cabeça, reações no local da aplicação (dor, vermelhidão e inchaço) e cansaço. Entre 1% a 10% dos vacinados: distúrbios gastrintestinais, febre acima de 37,5ºC, hematoma no local da aplicação. Entre 0,1% e 1% dos vacinados ocorrem: aumento dos gânglios, diminuição do apetite, sensação de formigamento, sonolência, tontura, coceira, dor muscular, dor nas articulações, febre acima de 39ºC, calafrios.
Quais as contraindicações?
É contraindicada para pessoas que tiveram anafilaxia ou sintomas neurológicos provocados por algum componente da vacina ou após a aplicação de dose anterior.
É necessário pedido médico para fazer a vacina?
Não é necessário pedido médico.