Arritmia

O que é arritmia cardíaca?

Para manter o corpo em pleno funcionamento, o coração precisa bater em um determinado ritmo e frequência. Quando estamos em repouso, ele bate de um jeito. Quando nos movimentamos, o coração acelera para bombear oxigênio e sangue para todos os órgãos do corpo.

A arritmia cardíaca é uma condição médica que acontece quando um indivíduo começa a sentir uma irregularidade em relação ao ritmo de seus batimentos cardíacos. 

A arritmia cardíaca pode se apresentar quando um indivíduo está sentado, em repouso e sente o coração acelerar sem motivos. Pode acontecer também quando a pessoa sente o coração bater e fica com a impressão de que há uma falha entre uma batida e outra.

Existem diferentes tipos de arritmia cardíaca, sendo que todos estão relacionados ao local do coração que é afetado pela falta de ritmo. 

O eletrocardiograma é um dos principais exames usados para diagnosticar a arritmia cardíaca.

Na arritmia sinusal, o paciente pode ter uma alteração no eletrocardiograma, mas não necessita de nenhum tratamento médico específico. Já a arritmia ventricular e a arritmia supraventricular referem-se ao ponto do coração onde esse problema no ritmo cardíaco está localizado.

A arritmia cardíaca precisa ser tratada porque pode levar o paciente a ter um mal súbito, por exemplo.

 

Quais são os sintomas de arritmia cardíaca?

Além da sensação de coração acelerado, mesmo em repouso, e da sensação de que o coração para de bater momentaneamente, a arritmia pode causar outros sintomas, como:

– palpitações;
– desmaios;
– tontura;
– falta de ar;
– sensação constante de cansaço; e
– sensação de aperto no peito.

 

Como é o tratamento da arritmia cardíaca?

De modo geral, a arritmia cardíaca é tratada por meio do uso de medicamentos e da prática da vida saudável, como o fim do tabagismo, a implementação de uma alimentação saudável e balanceada e a realização de exercícios físicos que sejam adequados para a saúde do coração do paciente. 

A Rede D’Or São Luiz conta com mais de 87 mil médicos em seu quadro de funcionários, realizando mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência por ano. Os hospitais, clínicas, ambulatórios e consultórios médicos da Rede D’Or São Luiz  estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Sergipe. Marque a sua consulta.