O descolamento de vítreo é uma condição ocular que ocorre quando o vítreo, um gel transparente e incolor localizado entre a lente e a retina do olho, desloca-se da sua posição original.
O descolamento de vítreo é uma condição ocular que ocorre quando o vítreo, um gel transparente e incolor localizado entre a lente e a retina do olho, desloca-se da sua posição original. Esse quadro é mais comum em pessoas com idade acima de 45 anos, mas pode acometer qualquer indivíduo.
O descolamento do vítreo pode ocorrer naturalmente devido ao processo de envelhecimento, quando essa estrutura gelatinosa se torna mais fluida. Porém, existem outras causas e fatores de risco associados à condição, como:
O principal sintoma do descolamento de vítreo é a presença de pequenas manchas ou linhas flutuantes que se movem no campo de visão. Esse quadro é descrito popularmente como “moscas volantes” ou “teias de aranha”. O paciente também pode relatar sensação de flashes e distorção visual.
Embora não exista um tratamento específico para o deslocamento de vítreo, geralmente não há com o que se preocupar, apenas se estiver associado a complicações mais graves.
Se não houver indicação médica para tratamento, o paciente pode aguardar a redução dos sintomas, até que o olho se adapte à nova condição. No entanto, se estiver relacionada a outras complicações oculares, como descolamento de retina, podem ser necessárias intervenções, a exemplo de laser e cirurgias.
Para diagnosticar o descolamento de vítreo, o paciente deve consultar um oftalmologista. Além disso, o acompanhamento desse especialista é essencial para monitorar a condição e prevenir agravamentos.
O diagnóstico do descolamento de vítreo é feito principalmente por meio do mapeamento de retina, também chamado de fundoscopia ou exame de fundo de olho.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o descolamento de vítreo com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!