O que é Furúnculo?
O furúnculo é uma infecção na pele que se inicia no folículo piloso, que é a raiz do pelo, causando sintomas como caroço vermelho, endurecido e com pus na pele, inchaço e dor no local.
Na maioria dos casos, o furúnculo é causado pela bactéria Staphylococcus aureus, encontrada naturalmente na pele, e que pode penetrar em lesões ou feridas na pele, provocando a infecção.
O tratamento do furúnculo é feito pelo dermatologista e varia com sua gravidade, podendo ser recomendado aplicar compressas mornas, usar pomadas antibióticas ou cirurgia para drenar o pus.
Quais são os sintomas de furúnculo?
Os principais sintomas do furúnculo são:
- Caroço vermelho, duro e com pus no seu interior;
- Ponta amarelada ou esbranquiçada no caroço;
- Inchaço em volta do caroço;
- Sensação de pele quente no local;
- Dor no local, que pode ser intensa, latejante ou pulsátil.
Os sintomas do furúnculo são mais comuns em regiões de atrito ou umidade da pele, como virilha, axilas e nádegas, mas também podem surgir no rosto, cabeça, costas ou peito, por exemplo.
O furúnculo pode crescer ao longo do tempo e, nos casos mais graves, pode provocar febre ou dificuldade para movimentar a região afetada.
Se você apresenta sintomas de furúnculo, agende uma consulta com um especialista da Rede D’Or para avaliação e tratamento personalizado. O diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado são essenciais para evitar complicações e garantir qualidade de vida.
Furúnculo início
Os sintomas iniciais do furúnculo podem ser percebidos através da presença de um pequeno caroço vermelho na pele, além de desconforto e coceira no local. Veja outras causas de caroço na pele.
Quando o sistema imunológico chega ao local para combater a bactéria, começa a formação e acúmulo de pus no caroço, que vai aumentando de tamanho ao longo do tempo.
Furúnculo coça?
O furúnculo pode causar coceira no local, além de vermelhidão e caroço na pele.
Caso a pessoa apresente coceira, é recomendado não coçar para evitar espalhar a infecção na pele.
Como saber se tenho furunculo?
Para saber se tem furúnculo, deve-se estar atento aos sintomas e consultar o dermatologista ou clínico geral para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado.
Qual médico trata o furúnculo?
Os médicos especialistas em furúnculo são os dermatologistas, que devem ser consultados para diagnosticar e tratar essa infecção.
Além disso, o clínico geral também pode ser consultado.
A equipe de médicos da Rede D’Or é capacitada para diagnosticar e orientar sobre o tratamento do furúnculo.
Como é feito o diagnóstico do furúnculo?
O diagnóstico do furúnculo é feito pelo dermatologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico observando a região afetada.
Através do exame físico o médico faz o diagnóstico do furúnculo e descarta condições com sintomas semelhantes, como hidradenite supurativa, celulite ou abscesso cutâneo. Entenda melhor o que é abscesso cutâneo.
Qual exame detecta furúnculo?
O diagnóstico do furúnculo é clínico e, normalmente, não são necessários exames complementares.
No entanto, em alguns casos, o médico pode solicitar análise do pus do caroço em laboratório para identificar qual bactéria está causando a infecção.
Onde fazer o exame para furúnculo?
Os exames para furúnculo podem ser realizados em diversas unidades da Rede D’Or espalhadas pelo Brasil.
Consulte a unidade mais próxima para verificar a disponibilidade e agendar o procedimento com orientação médica especializada.
O que causa furúnculo?
O furúnculo é causado por uma inflamação na raiz do pelo ou em glândulas sebáceas, provocadas por bactérias.
A principal bactéria que causa furúnculo é a Staphylococcus aureus, que vive naturalmente na pele, sem causar infecção.
No entanto, essa bactéria pode penetrar na pele através de lesões, cortes ou feridas e causar a infecção.
Receitas caseiras para tratar o Furúnculo são seguras?
Na tentativa de reduzir o abscesso presente no furúnculo, erroneamente, algumas pessoas adotam medidas que podem ser perigosas, como a aplicação de manteiga na região e até cera de vela. Porém, a única “receita caseira” recomendada para amenizar o furúnculo é a higienização do local e compressas quentes.
Jamais se indica espremer o furúnculo para retirar o seu pus, pois, quando a bactéria entra na corrente sanguínea, pode causar complicações graves, como a infecção generalizada. O ideal é esperar o chamado carnegão ser expelido naturalmente e procurar um médico, que pode retirar a massa de forma segura.
Quais fatores aumentam o risco de furúnculo?
Os principais fatores que aumentam o risco de furúnculo são:
- Pelos encravados;
- Má higiene da pele;
- Uso de roupas apertadas;
- Suor excessivo na região;
- Traumas ou lesões na pele.
Além disso, obesidade, diabetes, doenças crônicas ou sistema imunológico enfraquecido, também podem aumentar o risco de furúnculo.
Furúnculo é contagioso?
O furúnculo é contagioso, podendo ser transmitido de uma pessoa para outra através do contato com o pus do caroço na pele.
Esse contato pode ser direto com a pele ou por meio do compartilhamento de objetos pessoais, como roupas ou toalhas, por exemplo.
Quais são as fases do furúnculo?
Fase inicial – Surgimento de um pequeno caroço vermelho e dolorido na pele.
Fase de formação de pus ou fase de supuração – Formação de pus dentro do caroço, que aumenta de tamanho ao longo do tempo.
Nessa fase, também surge uma ponta amarelada ou esbranquiçada no furúnculo, acompanhado aumento da dor.
Fase de drenagem – Liberação espontânea do pus do furúnculo e de uma massa de células mortas, conhecida como carnegão.
Fase de cicatrização – Diminuição da dor e dos sintomas, após a drenagem espontânea, podendo ficar uma mancha ou cicatriz no local.
As fases do furúnculo, normalmente, duram de 7 a 10 dias, no entanto, em alguns casos pode durar mais tempo quando o tratamento não é feito de forma adequada.
Quais os tipos de furúnculo?
Os principais tipos de furúnculo são:
- Carbúnculo;
- Furunculose.
Embora não exista uma classificação oficial, os tipos de furúnculo podem ser divididos de acordo com sua extensão e gravidade.
1. Carbúnculo
O carbúnculo é o agrupamento de vários furúnculos que formam uma lesão bastante extensa. Entenda melhor o que é e sintomas do carbúnculo.
2. Furunculose
A furunculose é o surgimento de vários furúnculos, em locais diferentes do corpo, e de forma frequente, chamado de furúnculo de repetição ou recorrente.
Como tratar furúnculo?
O tratamento para furúnculo é feito pelo dermatologista e varia com sua gravidade.
1. Compressas mornas
As compressas mornas no furúnculo são indicadas pelo médico para ajudar a aliviar a dor e o desconforto.
Além disso, essas compressas ajudam a drenar o pus espontaneamente, acelerando a recuperação.
2. Pomada para furúnculo
As pomadas para furúnculo que podem ser indicadas pelo médico são pomadas antibióticas, para combater a bactéria e curar a infecção.
Algumas pomadas que podem ser recomendadas são a nitrofural (Furacin) ou bacitracina + neomicina (Nebacetin), por exemplo.
Essas pomadas só devem ser usadas com indicação médica.
3. Remédio para furúnculo
Os remédios para furúnculo, como paracetamol ou ibuprofeno, podem ser indicados pelo médico para aliviar os sintomas como dor ou vermelhidão na pele, ou baixar a febre.
Além disso, em alguns casos, podem ser indicados antibióticos orais.
4. Cirurgia
A cirurgia para furúnculo pode ser feita pelo médico para drenar o pus do caroço.
Esse tipo de tratamento, normalmente, é indicado para furúnculos grandes e que não melhoram com o uso de antibióticos.
5. Autocuidados para furúnculo
Os autocuidados para furúnculo são:
- Fazer o tratamento corretamente conforme orientado pelo médico;
- Manter a pele limpa e seca;
- Higienizar o furúnculo com água e sabonete neutro;
- Lavar as mãos antes e após tocar no furúnculo;
- Trocar as roupas e as toalhas diariamente.
Além disso, deve-se evitar espremer o furúnculo por conta própria, pois pode espalhar a infecção para outras regiões da pele ou a bactéria pode cair na corrente sanguínea e causar infecção generalizada.
Caso o furúnculo drene espontaneamente o pus, conhecido popularmente como furúnculo estourado, deve-se limpar a pele com sabonete e água e fazer um curativo no local.
6. Remédio caseiro para furúnculo
Os remédios caseiros para furúnculo são manter a higiene da pele, lavando com água e sabonete neutro e secando bem, além de aplicar as compressas mornas.
Na maioria das vezes, o furúnculo se cura sozinho, após a expulsão espontânea do pus.
Não se deve aplicar manteiga, cera de vela ou outras substâncias no furúnculo.
Como evitar?
As principais formas de prevenir o furúnculo são:
- Higienizar as mãos com frequência;
- Manter as unhas curtas e limpas;
- Evitar usar roupas apertadas e de tecido sintético;
- Trocar as roupas de cama com frequência;
- Evitar compartilhar roupas ou toalhas.
Além disso, deve-se fazer o tratamento adequado de doenças crônicas e da diabetes, para evitar o surgimento de furúnculos com frequência.
Seja para prevenir ou tratar o furúnculo, conte sempre com a Rede D’Or. Central de Agendamento: Ligue 3003-3230 ou agende online:
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o furúnculo com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!