A gastroenterite viral se caracteriza como uma inflamação que acomete o trato gastrointestinal, principalmente o estômago e o intestino. Embora possa atingir pessoas de todas as idades, é mais comum entre crianças, por causa do seu sistema imunológico ainda em desenvolvimento.
O seu impacto na saúde infantil é alarmante, uma vez que as gastroenterites agudas virais são consideradas uma das principais causas de morte em crianças menores de 5 anos de idade.
A gastroenterite viral pode ser causada por diversos tipos de vírus, como rotavírus, norovírus, astrovírus, adenovírus, parvovírus e calicivírus.
Sim, a gastroenterite viral é uma doença contagiosa. A sua forma de transmissão é fecal-oral, ou seja, ocorre quando o vírus presente nas fezes entra em contato com a região bucal, como quando as crianças levam a mão suja à boca. Outra forma comum de contágio é pelo consumo de alimentos e água contaminados. A doença ainda pode ser transmitida por meio da saliva de uma pessoa infectada.
O tempo de contágio pode ser superior a 4 semanas. Já o período de incubação varia de 10 a 70 horas, enquanto os sintomas tendem a persistir por 24h ou alguns dias, a depender de cada caso.
Entre as suas principais manifestações estão:
Se não diagnosticada e tratada de maneira apropriada, a condição pode levar a um quadro de desidratação, por causa das evacuações líquidas e vômitos, principalmente entre crianças, o que pode ser grave.
Sim, com o tratamento adequado, é possível curar a gastroenterite viral.
O tratamento consiste em reforçar a ingestão de líquidos para prevenir a desidratação, além de permanecer em repouso e adotar uma dieta leve, evitando alimentos gordurosos, de difícil digestão e ultraprocessados. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos e a reposição de eletrólitos.
O gastroenterologista é o médico mais indicado para diagnosticar e tratar a doença, uma vez que é um especialista no cuidado do aparelho digestivo. Um infectologista também pode ser consultado, por se tratar de uma patologia infecciosa.
Além da avaliação clínica do paciente, o médico pode solicitar exames laboratoriais para diagnosticar a gastroenterite viral, como o protoparasitológico de fezes.
Alguns cuidados se tornam cruciais para prevenir a gastroenterite viral:
Além disso, crianças podem receber a vacina do rotavírus para potencializar a proteção contra a gastroenterite viral.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a gastroenterite viral com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!