O que é tracoma?

Também chamado de tracoma ocular, tracoma é um tipo de conjuntivite, ou seja, é uma inflamação da córnea e da conjuntiva, parte dos olhos.

O tracoma costuma ser crônico, sendo que o olho passa por momentos de crise aguda, com infecção ativa, e momentos sem sintomas ou sinais. Essa repetição nas inflamações pode fazer com que cicatrizes se formem na parte interna da pálpebra. Se essas lesões não forem tratadas, elas podem causar marcas na córnea e levar o indivíduo infectado com a doença à cegueira.

O tracoma é causado por uma bactéria, a Chlamydia trachomatis, que também é capaz de causar outros tipos de conjuntivite, além de doenças que são sexualmente transmissíveis.

A transmissão do tracoma se dá por meio do contato com pessoas que tenham a doença ou pelo contato indireto, por meio do uso de objetos e itens que foram utilizados por uma pessoa afetada pelo tracoma. Essa condição médica é muito associada a má higiene e a falta de saneamento básico.

O tracoma afeta, geralmente, mais as crianças do que os adultos. Em alguns casos, a pessoa pode entrar em contato com a bactéria e acabar por não desenvolver o tracoma

 

Quais os sintomas de tracoma?

Entre os sintomas de tracoma, podemos destacar:

– coceira nos olhos;
– sensação de que há algo nos olhos;
– irritação e ardência nos olhos;
– lacrimejamento;
– vermelhidão nos olhos;
– sensibilidade à luz;
– olhos avermelhados e inchados; e
– pupila dilatada.

Como é o tratamento do tracoma?

O tratamento do tracoma é feito por meio de uso de antibióticos tópicos e orais, que devem ser seguidos à risca para evitar o fortalecimento da bactéria que causa a doença. A atenção médica é necessária porque o tracoma é uma condição grave, capaz de causar a cegueira.

Recomenda-se que a pessoa fique isolada durante a doença e que mantenha bons hábitos de higiene, para evitar transmiti-la para outros indivíduos.

A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Sergipe. Os mais de 87 mil médicos que compõem a Rede D’Or São Luiz estão capacitados para oferecer atendimento médico de excelência e qualidade a pacientes em todas as faixas etárias. Marque sua consulta.