Alergologia

Alergologia

A alergologia é o ramo da Medicina que visa diagnosticar e tratar doenças alérgicas.

Marcar Consulta

O que é alergologia?

A alergologia é o ramo da Medicina que visa diagnosticar e tratar doenças alérgicas.

Algumas condições que podem fazer um paciente ser tratado por um médico alergologista são a asma, a bronquite, a sinusite, a urticária e as dermatites diversas.

Além dessas condições, que podem causar de falta de ar, tosse e lesões vermelhas na pele que coçam muito, a alergia pode se apresentar em uma outra forma mais grave: a Anafilaxia ou o choque anafilático. Quando uma pessoa sofre dessa forma de alergia mais séria, pode sentir falta de ar, formigamento na boca, inchaço facial e desmaios. Essa reação é apresentada logo depois que a pessoa entra em contato com a substância que lhe causa alergia.

Normalmente, a alergologia é associada à imunologia, formando a especialidade médica da alergologia e imunologia, que visa tratar do sistema imunológico do corpo humano. A imunologia também pode englobar doenças autoimunes e imunodeficiências que podem acometer um paciente. Essa associação acontece porque, muitas vezes, as alergias e os sintomas que alguém apresenta podem decorrer de uma reação ocasionada pelo próprio sistema imunológico da pessoa.

É preciso descobrir exatamente o que serve como gatilho para uma reação alérgica. Para conseguir isso, os médicos alergologistas realizam exames e análises, como o teste cutâneo, no qual amostras de materiais que comumente causam alergias são colocadas na pele em pequena quantidade e de forma controlada, para que a reação do organismo possa ser observada e os causadores de alergia devidamente identificados. Esses exames são realizados em ambientes controlados, geralmente em clínicas de alergologia, onde há a possibilidade de realizar intervenções médicas, caso seja necessário.

Os médicos alergologistas também podem auxiliar a diagnosticar precisamente os pacientes que sofrem de alergias alimentares que podem causar sintomas diversos, como a alergia à lactose a alergia ao glúten.

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais espalhados por 7 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.

Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.