Anestesia

Anestesia

Anestesia é o estado em que o estímulo doloroso não é reconhecido pelo cérebro, ou seja, total ausência de dor.

Anestesia é o estado em que o estímulo doloroso não é reconhecido pelo cérebro, ou seja, total ausência de dor. Trata-se de uma importante ferramenta na preparação antes de uma cirurgia, alguns procedimentos e exames diagnósticos, etc. Antes de iniciar o procedimento ou cirurgia, o anestesiologista realiza uma visita pré-anestésica para verificar as condições clínicas do paciente. Em seguida, decide, em acordo com o cirurgião, qual tipo de anestesia deve utilizar. O paciente é monitorado pelo anestesista durante todo o procedimento ou cirurgia para que a quantidade correta de anestésico seja administrada mediante os sinais vitais do paciente. 

Os anestésicos são divididos em dois grupos: os gerais, usados por via intravenosa ou inalatórios; e locais, aplicados próximo à região afetada ou ao tronco nervoso correspondente. A escolha se baseia na duração e no grau de complexidade da cirurgia ou do procedimento. 

A Anestesia geral faz com que o paciente fique inconsciente durante todo o tempo, principalmente para procedimentos longos e/ou mais complexos. Os anestésicos aqui são aplicados de forma constante. Já a anestesia local, é aplicada somente na região da intervenção, durando alguns minutos ou horas. Quando os anestésicos locais são aplicados no tronco nervoso, uma região maior do corpo é afetada, este tipo de procedimento também é conhecido como anestesia troncular. A raquianestesia ou anestesia raquidiana é quando os anestésicos locais também são administrados próximo aos nervos da medula na coluna

Não existem pessoas que não reagem à anestesia, existem pessoas com maior ou menor grau de sensibilidade aos anestésicos utilizados atualmente.

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais, clínicas, consultórios e ambulatórios médicos presentes nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia. Em seu quadro de funcionários, a Rede D’Or São Luiz conta com mais de 87 mil médicos capacitados para oferecer atendimento médico de excelência.