Angiologia

Angiologia

A angiologia é a vertente da Medicina que se especializou no estudo das veias, artérias e do sistema linfático que compõe o corpo humano.

Marcar Consulta

O que é angiologia?

A angiologia é a vertente da Medicina que se especializou no estudo das veias, artérias e do sistema linfático que compõe o corpo humano.

Essa especialidade é a responsável por diagnosticar e tratar qualquer tipo de condição médica que pode acometer veias e artérias, sendo que o tratamento pode ser realizado em casos de menor complexidade, como o de varizes, até casos mais sérios, como os de AVC, o Acidente Vascular Cerebral, que acontece quando uma veia do cérebro se rompe, causando uma hemorragia.

Por conta da relação da angiologia com o sistema circulatório e vascular do corpo humano, por vezes, a especialidade médica pode ganhar a denominação de angiologia vascular.

Um médico especializado em angiologia pode realizar o tratamento de condições como a arteriosclerose, que é o excesso de gordura nas artérias que acaba por dificultar a circulação sanguínea; a insuficiência vascular cerebral, que pode ser uma das causas do AVC, porque é uma doença caracterizada pela obstrução de alguns vasos sanguíneos no cérebro; a trombose, que é um problema na coagulação do sangue; o aneurisma arterial, que acontece quando as artérias ficam tão dilatadas que há risco de ruptura; a estenose arterial, que é um estreitamento no calibre da artéria; e a vasculite, que é a inflamação dos vasos sanguíneos.

Essa especialidade médica por vezes requer a realização de cirurgia para que o tratamento do paciente possa ser realizado. Nesses casos, o nome da especialidade médica pode virar angiologia e cirurgia vascular.

Além de realizar o tratamento cirúrgico, medicamentoso e hospitalar, a angiologia também pode se ocupar de orientar o paciente em relação a novos hábitos de vida, que tenham a capacidade de prevenir que as condições sofridas pelo paciente possam acontecer de novo e causar uma segunda rodada de tratamentos e atenção médica.

Quando procurar um médico angiologista?

Um médico angiologista deve ser procurado quando o paciente apresenta sintomas como dor e inchaço constante nos membros superiores (braços) e inferiores (pernas), formigamento e dormência nas extremidades (mãos e pés), sensação de peso nas pernas, cãibras frequentes, cansaço sem motivo aparente, dificuldade para caminhar, veias azuladas ou arroxeadas e sensação de queimação nas pernas e pés.

Esses sintomas serão estudados a fundo por um médico especializado em angiologia, que deverá realizar exames e testes para iniciar o tratamento do paciente.

Alguns exames tradicionalmente recomendados por médicos angiologistas incluem a angiografia, que por meio da injeção de contraste permite a visualização das veias e artérias, e a angiotomografia, um exame de imagem que fornece um visual 3D do sistema circulatório de todo o corpo.

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais e clínicas espalhados por estados brasileiros como Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão e Bahia, sendo que algumas instituições são clínicas de angiologia, dedicadas a oferecer tratamento médico dentro dessa especialidade.

A Rede D’Or São Luiz existe desde 1977 e suas instituições hospitalares possuem selos e garantias de qualidade nacionais e internacionais, que atestam a qualidade dos serviços ofertados.