Clínica Médica

Clínica Médica

Clínica Médica é uma das especialidades mais abrangentes da medicina. Pode-se dizer que é a responsável por “cuidar do paciente adulto como um todo”.

Marcar Consulta

O que é clínica médica?

A clínica médica é um dos ramos mais amplos da Medicina. Geralmente, os médicos especializados em clínica médica são o primeiro contato de um paciente que possui, por exemplo, uma queixa de dor, mas que não sabe como dar continuidade ao seu tratamento ou a que especialidade médica recorrer.

É por conta desse caráter polivalente que os profissionais de clínica médica devem ter uma formação mais abrangente, com um pouco de conhecimento em cada uma das áreas da Medicina, em uma integração de cuidados.

Por meio dos relatos dos sintomas dos pacientes, da realização de exames clínicos como raios-X e exames de sangue, e da avaliação médica, os profissionais de clínica médica conseguem realizar um diagnóstico, iniciar um tratamento e até mesmo orientar o paciente para uma segunda especialidade médica, que vai aprofundar os cuidados e a assistência nos casos de maior complexidade.

Quando um paciente não possui queixas de dor, mas quer realizar uma avaliação completa de seu estado de saúde, o profissional de clínica médica também é a especialidade a ser procurada. Esse médico orientará o paciente a fazer uma série de exames para ter um checkup completo e verificar seu atual estado de saúde. A atuação na prevenção de doenças e condições médicas é um dos pilares do trabalho da clínica médica.

São os médicos especializados na área de clínica médica, junto com a enfermagem de clínica médica, que integram a equipe de internação de um hospital, que cuida dos pacientes hospitalizados, bem como a equipe de emergências médicas, que realiza o pronto atendimento hospitalar.

Os hospitais da Rede D’Or São Luiz possuem mais de 5 mil leitos médicos para a internação dos pacientes que necessitem de cuidados mais intensivos, com a ajuda de profissionais de Clínica Médica.

Os profissionais que trabalham na equipe de Clínica Médica da Rede D’Or São Luiz são credenciados pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, além de participarem com frequência do Congresso Brasileiro de Clínica Médica, garantindo um conhecimento atualizado das técnicas mais modernas disponíveis.

Ao todo, a Rede D’Or São Luiz realiza cerca de 3,5 milhões de atendimentos emergenciais por ano.

 

TECNOLOGIA ALIADA À ASSISTÊNCIA

Alguns hospitais da Rede D’Or São Luiz atuam na Clínica Médica com um software UpToDate que contribui na tomada de decisão clínica, dando mais agilidade e precisão ao processo. Desenvolvido pela Wolters Kluwer Health, empresa global de serviços de informação e soluções para profissionais nas áreas de saúde, o recurso ajuda a solucionar a grande maioria dos casos clínicos e também auxilia naqueles de maior complexidade.

O recurso de suporte à decisão clínica sugere exames complementares adequados, melhorando a efetividade clínica. Além disso, por tratar-se de uma ferramenta importante também para a construção de protocolos clínicos institucionais, ajuda a reduzir a variabilidade do atendimento. O UpToDate dispõe de mais de 10.500 tópicos clínicos, juntamente com mais de 9.600 recomendações que abrangem 25 especialidades médicas, e funciona na versão móbile, acessível em qualquer lugar, sem precisar de conexão com a Internet.