Fisioterapia

Fisioterapia

A fisioterapia é um tipo de tratamento que complementa o uso de medicamentos para acelerar a recuperação total de um paciente médico.

O que é fisioterapia?

A fisioterapia é um tipo de tratamento que complementa o uso de medicamentos para acelerar a recuperação total de um paciente médico. Por meio de exercícios físicos, massagens, alongamentos e treinos, o fisioterapeuta consegue diagnosticar e trabalhar as áreas do corpo que foram afetadas por algum tipo de lesão física, neurológica e muscular, causadas por motivos diversos, de acidentes a condições genéticas.

O fisioterapeuta ainda pode indicar tratamentos à base de calor ou de frio, a depender da lesão apresentada pelo paciente, e também a partir de choques elétricos leves, aplicados diretamente na área danificada.

A fisioterapia pode se dividir em vertentes e focos diferentes, como a que alia RPG e fisioterapia. RPG é uma sigla que significa Reeducação Postural Global, sendo que esse é o método da fisioterapia que visa reeducar a postura de um paciente por meio de técnicas de alongamento e fortalecimento dos músculos.

A técnica de RPG foi criada nos anos 80, na França, e é utilizada também para aliviar tensões acumuladas nas costas do paciente.

Já a fisioterapia dermatofuncional é outra vertente que tem como objetivo promover a saúde da pele. Por meio de massagens, como a drenagem linfática, e estímulos elétricos, mecânicos e até fotoelétricos, esse ramo combate problemas como a flacidez da pele, as cicatrizes, as estrias e a gordura localizada, que podem impedir um paciente de ter uma determinada qualidade de vida.

O tratamento terapêutico oferecido pela fisioterapia dermatofuncional pode ser indicado como medida pré e pós-cirúrgica, além de medida complementar para tratar de queimaduras graves, que podem limitar os movimentos do paciente.

Uma terceira vertente da fisioterapia é a fisioterapia neurológica, que visa auxiliar pessoas que sofreram lesões no sistema nervoso, as quais causaram limitações de movimento e problemas diversos, como a tremedeira. Essas lesões podem ser causadas por doenças como doença de Parkinson, esclerose múltipla, paralisia e derrame cerebral.

Na fisioterapia neurológica, os fisioterapeutas trabalham para devolver ao paciente algumas habilidades motoras, além de auxiliá-lo a encontrar novas formas de realizar suas tarefas do cotidiano, buscando trazer de volta parte da independência e da qualidade de vida que se tinha antes das lesões.

A fisioterapia também pode ter uma vertente esportiva, dedicada inteiramente ao tratamento físico de atletas, como jogadores de futebol, que podem ter problemas físicos como lesões. Nesses casos, o fisioterapeuta pode atuar realizando o tratamento de condições e também no fortalecimento físico, como medida preventiva.

O tratamento de fisioterapia é normalmente indicado por um médico ortopedista ou por alguma outra especialidade médica, como a neurologia.

A Rede D’Or São Luiz é composta por hospitais espalhados por estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia, sendo que clínicas de fisioterapia de excelência e qualidade também integram o grupo.