
Medicina do Sono Clínica
A Medicina do Sono Clínica diagnostica e trata distúrbios do sono como insônia, apneia e ronco. É indicada quando há sintomas frequentes que afetam o sono e a qualidade de vida.
O que é a Medicina do Sono Clínica?
A Medicina do Sono Clínica é a especialidade que estuda as funções do sono, os distúrbios que o afetam e seu impacto na saúde física e mental. O objetivo é diagnosticar e tratar alterações que prejudicam a qualidade de vida e o bem-estar.
Como funciona a Medicina do Sono Clínica?
O atendimento clínico geralmente inicia-se com uma consulta médica especializada, na qual são avaliados sintomas como insônia, ronco, sonolência diurna, pausas respiratórias, entre outros.
Em seguida, o principal exame recomendado é a polissonografia, exame realizado geralmente à noite, em laboratório ou de forma domiciliar, com sensores que monitoram parâmetros como atividade cerebral, respiração, batimentos cardíacos, oxigenação e ronco.
Também podem ser utilizados testes complementares, como a actigrafia, que monitora o ciclo sono‑vigília por vários dias, útil em casos de suspeita de distúrbios do ritmo circadiano.
Quando procurar um especialista?
Deve-se buscar o médico do sono quando surgirem sintomas frequentes como: dificuldade para dormir, cansaço ou sonolência excessiva durante o dia, ronco persistente, pausas na respiração, ranger dos dentes ou alterações de humor e atenção associadas ao sono.
Quanto custa um exame (polissonografia)?
O valor da polissonografia varia de acordo com o tipo do exame, a complexidade e a localidade. Para mais informações, consulte a instituição onde irá realizar o exame ou o seu convênio.