Nefrologia

Nefrologia

O sistema urinário e os rins são a região do corpo humano que é estudada pela nefrologia.

Marcar Consulta

O que é nefrologia?

O sistema urinário e os rins são a região do corpo humano que é estudada pela nefrologia.

Essa especialidade médica realiza avaliações, faz diagnósticos e também indica tratamentos para resolver condições que podem afetar essa área do corpo, como as pedras nos rins.

Além disso, a nefrologia também se encarrega de orientar o paciente em relação às melhores práticas de saúde, para evitar que esse indivíduo venha a desenvolver problemas nessa parte do corpo.

A nefrologia pode realizar o tratamento de condições como as infecções urinárias, a nefrite, as pedras nos rins, pielonefrite, a doença renal crônica e a lesão renal aguda.

Os médicos dessa especialidade também podem auxiliar o clínico geral e o médico cardiologista na hora de realizar o diagnóstico preciso da hipertensão.

Caso o paciente tenha problemas irreversíveis nos rins, muitas vezes o único tratamento disponível é a realização de um transplante, que também é feito com o acompanhamento de um médico especializado em nefrologia.

Além do uso de medicamentos e de mudanças na dieta, a nefrologia também pode indicar a realização de hemodiálise como forma de tratamento, para ajudar no funcionamento dos rins e no processo de purificação do sangue. Normalmente, a hemodiálise é feita em institutos de nefrologia que possuam o equipamento necessário para realizar o tratamento da forma correta e com segurança.

A nefrologia pediátrica trata de pacientes bebês, crianças e adolescentes que podem apresentar problemas como, por exemplo, infecções de urina frequentes e difíceis de serem tratadas e pedras nos rins. As mulheres lactantes, que estão amamentando, também fazem parte do objeto de estudo da nefrologia pediátrica.

A partir dos 40 anos de idade, a Sociedade Brasileira de Nefrologia já recomenda que os pacientes tenham pelo menos uma consulta anual com o médico nefrologista. Diabetes, pressão alta, pedras nos rins, histórico familiar e infecções de urina frequentes na infância são todos fatores de risco da nefrologia e devem ser levados em consideração na hora de agendar uma consulta médica com essa especialidade.

Há ainda a sugestão de avaliação frequente da dosagem de creatinina no exame de sangue e no exame de urina, a fim de verificar o bom funcionamento dos rins. Para realizar o diagnóstico, podem ainda ser realizados exames como a uretrocistografia miccional, e a cintilografia renal, além dos tradicionais ultrassom, tomografia e ressonância magnética.

A Rede D’Or São Luiz é composta por clínicas de nefrologia, hospitais e instituições médicas diversas, que estão espalhadas pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Sergipe, Pernambuco, Maranhão e Bahia.