Nutrição

Nutrição

A nutrição é a especialidade da Medicina que visa estudar o papel dos nutrientes e da alimentação dentro de nosso organismo. São os médicos dessa especialidade que, por meio de exames e testes, conseguem determinar se nosso corpo necessita de insumos específicos para ajudá-lo a funcionar melhor ou para que ele passe a atuar da forma como deveria.

O que é nutrição?

A nutrição é a especialidade da Medicina que visa estudar o papel dos nutrientes e da alimentação dentro de nosso organismo. São os médicos dessa especialidade que, por meio de exames e testes, conseguem determinar se nosso corpo necessita de insumos específicos para ajudá-lo a funcionar melhor ou para que ele passe a atuar da forma como deveria.

A nutrição pode ter tanto um efeito curativo e terapêutico, direcionando esforços para controlar condições físicas como a diabetes, por exemplo, quanto efeito preventivo, auxiliando um paciente na perda de peso ou na suplementação de nutrientes que visa corrigir algum tipo de sintoma para evitar que ele vire uma doença séria.

É um médico nutrólogo que receita, por exemplo, o consumo de mais hortaliças, feijão e de verduras com tons de verde-escuro para auxiliar no tratamento da anemia, que é uma deficiência de ferro que causa, entre outros sintomas, fadiga, palidez, perda de cabelo, desânimo e vontade de comer terra.

Os profissionais que trabalham com nutrição devem ter uma visão geral do corpo humano, similar à da clínica médica, que os capacite a receitar tratamentos alimentares que dialoguem com outras áreas médicas, como a oncologia e a pediatria, por exemplo.

Os nutrólogos também atuam, por exemplo, como auxiliares no diagnóstico e tratamento de distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia.

O médico especializado em nutrição clínica pode ser um aliado essencial na hora de tratar condições físicas diversas, que podem ou não ser consequência de outros quadros clínicos, como a obesidade, a diabetes, os ovários policísticos e as doenças da tireoide. Por meio de recomendações alimentares, esses médicos atuam suplementando o organismo para que a alimentação consiga ser uma grande aliada na recuperação total ou parcial do paciente.

A alimentação é de suma importância para o bom funcionamento do organismo, já que é por meio dos alimentos que o corpo consegue energia para funcionar bem e realizar as atividades do cotidiano sem maiores problemas.

Para atletas e pessoas que praticam esportes de alta performance, a nutrição é ainda mais importante, porque ela precisa fornecer uma quantidade de calorias que permite que o corpo funcione bem, sem sobrecarregar o organismo e causar problemas futuros. A melhor forma de encontrar a dieta perfeita para qualquer atividade esportiva a ser realizada em alto nível é por meio de uma visita a um médico especializado em nutrição esportiva.

Esse profissional poderá receitar dietas e suplementos vitamínicos e proteicos que poderão auxiliar no melhor desempenho esportivo de um indivíduo.

Para bebês, crianças e adolescentes que ainda estão no processo de formação de seus paladares e dietas, uma consulta de nutrição pediátrica é a melhor forma de orientar crianças e pais em relação a uma alimentação saudável.

A nutrição pediátrica consegue auxiliar os pais durante o processo de introdução alimentar, auxiliando na formação de um adulto com hábitos alimentares saudáveis.

A nutrição também presta um serviço essencial quando o assunto são pacientes hospitalizados ou que realizam algum tipo de nutrição diferenciada, como parenteral, feita por via endovenosa nos pacientes que não conseguem se alimentar da forma tradicional .

Para esses pacientes que estão internados, o nutrólogo realiza visitas diárias para aferir o funcionamento do intestino, a disposição física do paciente e até mesmo seu humor.

Os hospitais da Rede D’Or São Luiz possuem médicos especializados em nutrição e capacitados para fazer o acompanhamento dos pacientes internados para o diagnóstico ou tratamento de doenças e condições diversas.

As instituições médicas da Rede D’or São Luiz também oferecem especialistas em nutrição clínica, aptos a realizar o acompanhamento nutricional de qualquer paciente.

A Rede D’Or São Luiz está espalhada pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia e possui, ao todo, mais de 5,6 mil leitos hospitalares preparados para a internação de pacientes.