Oftalmologia Clínica

Oftalmologia Clínica

O cuidado com as doenças que acometem os olhos e a visão são conduzidos pela Oftalmologia. Especialidade que tem sua assistência prestada em consultórios e também em unidades hospitalares – com foco cirúrgico – e que atua também em estruturas próximas aos olhos, como os órgãos do aparelho lacrimal.

O que é oftalmologia?

A oftalmologia é o ramo da Medicina que visa cuidar da saúde dos olhos e da capacidade de visão. É o médico oftalmologista que realiza diagnósticos referente a erros de refração do olho, que podem causar condições como a miopia e o astigmatismo, reduzindo a capacidade de um indivíduo de enxergar e de realizar suas tarefas do cotidiano.

A oftalmologia pode tratar de condições como a presbiopia, conhecida também como “vista cansada”, que afeta boa parte das pessoas acima de 40 anos de idade, além da catarata, do glaucoma, da conjuntivite, do estrabismo, do hifema e do ceratocone, que afeta a córnea de jovens e adolescentes, causando visão distorcida.

Boa parte dos tratamentos receitados por um médico oftalmologista consiste no uso de óculos como auxílio para a visão, além de colírios e outros medicamentos para tratar de alergias e condições diversas.

No entanto, alguns médicos oftalmologistas podem receitar tratamentos que incluem a intervenção cirúrgica, como o tratamento do ceratocone e as cirurgias de correção de miopia e estrabismo.

Para realizar o diagnóstico correto e preciso, um oftalmologista pode fazer exames e avaliações médicas utilizando equipamentos diversos como o oftalmoscópio, o ceratômetro, o retinoscópio, a lâmpada de fenda e o refrator. Se um paciente precisa realizar mais de um tipo de exame de diagnóstico, pode recorrer a um instituto de oftalmologia, que costuma possuir todos esses equipamentos em uma única localidade.

Em alguns centros de oftalmologia, é possível encontrar médicos com a especialidade da oftalmologia pediátrica.

Nessa vertente médica são atendidos bebês e crianças com o objetivo de diagnosticar condições que, se tratadas precocemente, possuem chance de cura total. São doenças como a catarata congênita e a retinopatia da prematuridade.

A oftalmologia pediátrica pode tratar ainda dos casos de estrabismo e a ambliopia, também chamado de “olho preguiçoso”, onde um dos olhos não enxerga bem.

A partir dos 2 anos de idade, uma criança já pode ser levada ao oftalmologista pediátrico, sendo que a consulta pode ser adiantada, caso os pais percebam que a criança tem dificuldades relacionadas aos olhos e à visão.

A Rede D’Or São Luiz existe desde 1977 e é uma garantia de qualidade máxima no atendimento médico e hospitalar, por meio de serviços de acreditação nacionais e internacionais, que fazem avaliações independentes.

Os hospitais e clínicas da Rede D’Or São Luiz estão espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia, e quem necessita de atendimento na especialidade de oftalmologia tem como opção as clínicas de oftalmologia.

 

Principais tratamentos clínicos e cirúrgicos oftalmológicos:

– Correção de refração: miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia (vista cansada);
– Retinoplastia diabética;
– Doenças do nervo óptico;
– Catarata;
– Glaucoma;
– Plástica ocular;
– Estrabismo;
– Transplante de córnea;
– Degeneração macular senil;
– Entre outros.