Urologia

Urologia Oncológica

A urologia oncológica é o braço da urologia que visa tratar especificamente de tumores e cânceres que podem afetar áreas como o sistema urinário de homens e mulheres, além do sistema reprodutor de pacientes do sexo masculino.

MARCAR CONSULTAENCONTRE UM ESPECIALISTA

O que é urologia oncológica?

A urologia oncológica é o braço da urologia que visa tratar especificamente de tumores e cânceres que podem afetar áreas como o sistema urinário de homens e mulheres, além do sistema reprodutor de pacientes do sexo masculino.

Em ambos os sexos, são tratados pela urologia oncológica, ou uro-oncologia, cânceres que podem afetar, por exemplo, os rins, ureter (vias urinárias) e a bexiga. Especificamente nos homens, a urologia oncológica trata também do câncer de pênis e de próstata, sendo este último uma condição que, em 2018, atingiu 68.220 homens brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). No Brasil, os casos de câncer de próstata são o tipo que mais afeta a população do sexo masculino. As chances de cura e de não demonstrar sinais da doença até 5 anos após o tratamento são cerca de 100% para o câncer de próstata, de acordo com dados do SEER, um instituto de pesquisas dos Estados Unidos.
Para que o tratamento (que pode envolver, por exemplo, radioterapia e quimioterapia) tenha sucesso, é preciso realizar exames preventivos com frequência, aumentando as chances de detectar o câncer ainda em seus estágios iniciais.

Caso o tratamento utilize procedimentos cirúrgicos para facilitar ou acelerar a cura do paciente, a urologia oncológica pode fazer uso de equipamento diversos, como o laparoscópio e o robô DaVinci, responsável pela realização das cirurgias robóticas. Esses aparelhos tornam os procedimentos minimamente invasivos e diminuem drasticamente o tempo de recuperação do paciente.

A Rede D’Or São Luiz é referência no tratamento de urologia oncológica por meio da Oncologia D’Or, uma rede de mais de 40 clínicas espalhadas pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Tocantins, Bahia e Ceará. A Rede D’Or São Luiz possui mais de 5 mil leitos com infraestrutura preparada para fornecer tratamento médico de excelência a todos os tipos de pacientes. Só nos últimos 3 anos foram realizados mais de 4 mil procedimentos de cirurgia robótica na rede.