Artro Ressonância Magnética do Tornozelo

Também conhecido por: RM para estudo das articulações com contraste intra-articular do tornozelo, Pneumoartro ressonância do tornozelo, RM para estudo com contraste das articulações (tornozelo), RM para estudo das articulações com contraste do tornozelo.

Sinônimos

  • RM para Estudo das Articulações com Contraste Intra-Articular do Tornozelo
  • Pneumoartro Ressonância do Tornozelo
  • RM para Estudo com Contraste das Articulações (Tornozelo)
  • RM para Estudo das Articulações com Contraste do Tornozelo

O que é Artro-Ressonância Magnética do tornozelo?

A ressonância magnética é um exame de imagem que utiliza ímãs e campos magnéticos para fornecer uma imagem do corpo, mostrando estruturas como ossos e músculos

A artro-ressonância magnética, também chamada Artro-RM, é um tipo de ressonância magnética cujo enfoque é uma articulação específica onde se consegue examinar o interior da articulação, com estruturas como tendões, ossos e ligamentos.

Na artro-ressonância magnética do tornozelo, podemos observar os pontos de contato tíbia e fíbula, e os ossos do tálus, calcâneo, navicular e cubóide.

A articulação do tornozelo nos permite ficar em pé, caminhar e correr, entre outras atividades. Lesões nessa região muitas vezes dificultam colocar o pé no chão e pode haver bastante dor.

 

Como é feito o exame Artro-Ressonância Magnética do tornozelo?

Na artro-ressonância magnética do tornozelo, o paciente recebe injeção de contraste no tornozelo.  O contraste permite visualizar a articulação do tornozelo, rupturas, falhas e degenerações não visíveis normalmente. 

A injeção de contraste é feita sob anestesia local e guiada por tomografia. Depois, o paciente é levado para a ressonância magnética que realiza as imagens da articulação.

 

Para que serve o Exame Artro-Ressonância Magnética do tornozelo?

A artro-ressonância magnética do tornozelo serve para diagnosticar uma série de problemas que podem afetar a articulação do tornozelo de um paciente, afetando seus movimentos e causando dor, por exemplo. 

Entre as condições que afetam o tornozelo e que podem ser diagnosticadas com uma  artro-ressonância magnética do tornozelo estão artrite, desgastes e as rupturas de ligamento.

Em alguns casos que requerem cirurgias no tornozelo, a artro-ressonância magnética do tornozelo serve como um preparo pré-cirúrgico para ajudar na preparação do médico cirurgião.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.