Cardiologia

Audiometria

A Audiometria é o exame indicado para a avaliação da capacidade de audição de um indivíduo.

Exames e Procedimentos relacionados

O que é Audiometria?

Também chamado de teste de audiometria, o exame de audiometria é um tipo de teste que visa avaliar a possibilidade de perda auditiva em pacientes de diversas idades.

Realizado por profissionais qualificados em sua condução, requer o uso de equipamentos de tecnologia avançada para que o resultado diagnóstico seja preciso. Ele é feito em uma cabine de isolamento acústico, onde o paciente entra e fica sentado. Do lado de fora, um fonoaudiólogo toca diferentes tons e o paciente deve sinalizar quando consegue escutar o tom.  Essa é a audiometria tonal.

Caso ele não consiga ouvir determinados ruídos e tons sonoros, o fonoaudiólogo avalia seu tipo de perda auditiva, de deficiência e se há ou não a necessidade de realizar medidas para corrigir essa perda auditiva, além de testes adicionais para confirmar mesmo se há perda auditiva.

Outro tipo de exame de audiometria é o de audiometria vocal, que visa avaliar a capacidade do paciente de compreender a fala humana. O teste é indolor e não requer nenhum tipo de preparo, a não ser evitar lugares muito ruidosos (como shows e festas) no dia anterior ao exame.

A Audiometria já se faz muito importante nos primeiros dias de vida, por meio do teste da orelhinha, indicado para verificar se o recém-nascido está com suas capacidades auditivas aptas. A repetição deve ocorrer em diversas fases da vida, principalmente se há atuação profissional em locais em que há incidência elevada de barulhos, ou na ocorrência de recorrências de infecção – a famosa otite.

Um ponto de atenção, no adulto principalmente, é que há doenças congênitas, hereditárias e/ou degenerativas que levam a perda auditiva e esta por sua vez é tão progressiva que se torna imperceptível no dia a dia. Ou seja, é comum que quando o paciente perceba que já não está com a audição tão aguçada já tenha um grande comprometimento – em alguns casos até irreversível. Portanto, atenção, em caso de suspeita de perda auditiva, um médico (preferencialmente um otorrinolaringologista) deverá ser consultado para avaliação e tratamento mais indicado a cada caso.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.