Cardiologia

Broncoscopia

Este exame permite que o médico veja o interior do pulmão do paciente.

Exames e Procedimentos relacionados

O que é broncoscopia?

Também chamada de broncoscopia pulmonar, a broncoscopia é um exame que é realizado para permitir ao médico uma visualização interna do pulmão, com direito a ver desde a laringe e indo até os brônquios. É o equivalente pulmonar à endoscopia, exame similar cujo enfoque é no sistema digestivo.

 

Como é feita a broncoscopia?

A broncoscopia é feito com um aparelho tubular flexível e longo, que contém uma câmera em sua ponta. Com o paciente levemente sedado, esse tubo é inserido em seu corpo.

Muitas vezes, o tubo contém também pequenas pinças, que podem ser utilizadas para remover uma pequena amostra de tecido, que é encaminhada para a biópsia, ou de secreções pulmonares.

A broncoscopia serve como auxílio no diagnóstico de condições diversas que podem afetar o pulmão e o sistema respiratório como um todo.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.